O especialista: Sem deixar sinais

especialista040106.jpgDe alguns anos para cá, as estações estão longe de ser chamadas de definidas. Mas, no Brasil, este país caliente, uma coisa é certa: o verão chegará, mais cedo ou mais tarde. Com ele vêm os dias quentes e ensolarados e a vontade de aproveitar ao máximo cada raio de sol. Se por um lado a ?alma? exulta de alegria, a pele pode se ressentir dos excessos.

Por que não aproveitar o começo do verão, em que o sol não está tão forte e a temporada de praia ainda não esquentou, para cuidar um pouco da pele e prepará-la para as altas temperaturas que, com certeza, virão? O primeiro passo é apagar os sinais dos verões passados. Um especialista em dermatologia pode indicar o uso de ácidos e despigmentantes em baixas concentrações ou até mesmo peelings, sempre sob supervisão médica. Esses procedimentos visam clarear manchas escuras do rosto, colo e mãos e exigem alguns cuidados especiais, como o uso de filtros solares com fator de proteção de no mínimo 30, além do uso, conforme o caso, de luvas com fotoprotetor.

A limpeza diária e a hidratação da pele são essenciais para minimizar os efeitos danosos do sol. Para isso, abusar de água e de cremes hidratantes apropriados para cada tipo de pele é essencial. Uma boa medida é o uso de sprays de água termal, que ao mesmo tempo cuidam e refrescam a pele. A limpeza profunda é indicada periodicamente e deve ser feita nesse momento de preparo para o verão, por profissionais capacitados.

Vale lembrar que o filtro solar é nosso aliado e, agora que sabemos dos efeitos cumulativos da radiação UVA no envelhecimento cutâneo e no surgimento do câncer de pele, devemos dar preferência àqueles produtos que proporcionam esse tipo de proteção. Atualmente, existem formulações menos oleosas e mais fáceis de usar. Ainda existem outros procedimentos que ajudam a transpor as estações e a retardar o envelhecimento, que são ?atemporais?, isso é, podem ser aplicados em qualquer época do ano, como os preenchimentos (com ácido hialurônico, ácido poli-L-lático e PMMA) e o uso da toxina botulínica, ambos procedimentos indicados para tratar rugas e sulcos.

Além da pele, unhas e cabelos também devem receber cuidados especiais. Uma boa alimentação, rica em proteínas e minerais, além de muita água garantem importantes resultados. O uso de cremes próprios para as mãos acaba hidratando também as unhas. Sempre é bom lembrar que, quando o verão chegar, o uso de fotoprotetores e a exposição adequada ao sol, respeitando os horários indicados pelos especialistas, são essenciais.

Sylvia Ypiranga, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Cirúrgica Dermatológica.

Voltar ao topo