Mulher de 50 anos pode ter filho sem problemas

Boas notícias para as mulheres de 50 anos ou mais que desejam ter filhos: o mais amplo estudo sobre a maternidade na menopausa, com a ajuda de técnicas para a reprodução assistida, chegou à conclusão de que “não há razões clínicas que impeçam uma mulher sadia de 50 anos de ter filhos” através de óvulos doados por mulheres mais jovens.

A pesquisa foi realizada por Richard Paulson, da University of South California, num grupo de 77 mulheres em idade da menopausa que tentaram engravidar usando óvulos de doadoras entre 1991 e 2000. O estudo de Paulson, publicado na revista médica americana “Jama”, constata que os dados sobre gravidez e nascimentos entre as mulheres de 50 anos não diferem dos obtidos com mulheres dez anos mais jovens que seguiram o mesmo programa de reprodução assistida.

O percentual de gestações obtido com as mulheres de 50 anos foi de 45%, com 30% de nascimentos múltiplos, igual ao das mulheres de 40 anos. Não se registraram óbitos entre as participantes do estudo, tanto entre as mães como entre os recém-nascidos, mas dois problemas comuns em gestações em idade avançada, pressão alta e diabetes, que desapareceram com o parto, ocorreram respectivamente em 35% e 20% dos casos.

Voltar ao topo