Ministério da Saúde altera regras sobre a venda de remédios para emagrecer

Os brasileiros são os campeões mundiais no consumo de inibidores de apetite. Pensando em mudar essa situação, a Anvisa aumentou o controle sobre a venda desses medicamentos.

Uma das medidas é a obrigatoriedade de comprar com um limite máximo estabelecido: a receita deve ser válida para um mês, não podendo comprar quantidades acima. Antes, era permitido um estoque para até dois meses.

A resolução determina ainda as doses máximas de cada substância que o paciente pode tomar e proíbe o uso de inibidores associado com laxantes, diuréticos, remédios para ansiedade ou depressão.

O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, diz que essa nova restrição vai ajudar também a combater um tipo de venda ilegal. ?A prescrição de uma receita de três caixas muitas vezes levava o paciente, pelo custo do tratamento, a adquirir apenas uma caixa. Assim, a receita autorizava a farmácia a ficar com as duas caixas que não foram comercializadas. Isso poderia levar à comercialização por um mercado paralelo?, explica.

O médico nutrólogo Máximo Asinelli explica que não é contra o uso de Inibidores de Apetite, mas acredita que critérios de dosagens devem ser seguidos e personalizados em cada caso. ?As anfetaminas quando em doses excessivas e mal indicadas agem de uma maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano, a pessoa passa a ter insônia, perde totalmente o apetite, e o cérebro se acostuma e cada vez necessitar de doses maiores. Quando a pessoa para de utilizar entra em crise de abstinência ou volta rapidamente a engordar?, diz.

O nutrólogo também acredita que as restrições que a ANVISA aplica devem ser mais explicativas à população, pois a venda de medicações ditas Anfetaminas seguem uma legislação específica de uso de receituário especial, ou seja, só o médico pode prescrever, o problema é o tráfico de medicação sem a devida supervisão médica.

Substituição dos Inibidores

Hoje em dia é possível substituir os Inibidores por outros tratamentos que têm um acompanhamento médico mais detalhado e rigoroso.

Na clínica do médico Máximo Asinelli cada caso deve ser avaliado por um profissional especializado e muitas vezes é necessário utilizar uma equipe multidisciplinar com Médico (Nutrólogo, Endócrino, Clínico), Nutricionista, Psicóloga e profissionais da área de Educação Física e Fisioterapeutas.

No serviço de Nutrição Humana alguns critérios são levados em conta como a avaliação Clínica (Pressão, peso, altura), cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), análise bioquímica (sangue total com medições de vitaminas, minerais, hormônios, proteínas, neuro-transmissores e outros que achar necessário de acordo com o perfil genealógico de cada paciente). ?Uns dos degraus do tratamento é aprender a comer corretamente dando ênfase que colocar o alimento na boca não significa que ele vai chegar até dentro da célula, o alimento tem um caminho a percorrer que vai desde a mastigação, digestão até chegar na absorção e enfim na célula. Cada fase desse trajeto deve ser avaliada, explica Asinelli.

Serviço: Clínica Asinelli

Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV.

Fone/Fax: 41 3015-6001

Voltar ao topo