Fármaco pode atuar em duas frentes

Cientistas estão desenvolvendo uma pílula que pode ajudar as pessoas a parar de fumar e emagrecer ao mesmo tempo. A droga bloquearia os circuitos no cérebro que controlam o desejo de comer. O fabricante, a empresa francesa Sanofi-Synthelabo, pretende comercializar o Rimonabant a partir de 2005.

Em um teste, a droga ajudou as pessoas a perder em média nove quilos por ano. Em outro, ele dobrou as chances de fumantes pararem, ao menos a curto prazo.

?Achamos que esse é o composto ideal para as pessoas que estão acima do peso e fumam?, disse o médico responsável pelo segundo teste, Robert Anthenelli, da Universidade de Cincinnati.

Segundo os cientistas, a droga bloqueia o sistema endocabinóide no cérebro, que regula a fome e provavelmente outros desejos, incluindo o de consumir álcool.

Acredita-se que comer e fumar em excesso podem estimular o sistema, levando as pessoas a comerem e fumarem ainda mais. O Rimonabant parece bloquear a capacidade do corpo de receber esses sinais, diminuindo o nível do colesterol perigoso e, ao mesmo tempo, aumentando os níveis do colesterol benéfico.

Ganhar peso

Em relação aos fumantes, 28% dos que tomaram a droga abandonaram os cigarros por pelo menos um mês, comparados com apenas 16% dos que tomaram placebos.

Os pacientes que tomaram o Rimonabant e pararam de fumar ganharam pouco ou nenhum peso, e um terço chegou a perder. ?Eles parecem ajudar os pacientes a perder peso continuamente durante um período de 12 meses, mas aguardo resultados mais duradouros?, disse Ian Campbell, do Fórum Britânico de Obesidade.
Ele disse que quem pára de fumar tem tendência a ganhar peso, e isso desestimula as pessoas mesmo a tentar abandonar o hábito. ?Uma droga que ataque esses dois problemas representaria uma oportunidade fantástica?, afirmou Campbell.

Voltar ao topo