Escolas de Curitiba terão oficinas de combate à obesidade

Estudo feito pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN Escolar) mostra que a obesidade na idade escolar está aumentando. O índice que era de 5,13% em 1996 passou para 8,09% em 2005. Os dados serviram para orientar ações que a Secretaria Municipal da Saúde desenvolverá a partir de 22 de maio, dentro das atividades do Comunidade Escola, em 13 escolas municipais de diferentes bairros da cidade.

Nos fins de semana, estagiários de cursos de nutrição irão para as escolas selecionadas desenvolver oficinas sobre cuidados relacionados à alimentação e estímulo à hábitos saudáveis de vida. As atividades serão voltadas à gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Segundo a nutricionista do SISVAN e autora do projeto "Alimente-se com Saúde – Promovendo Escolhas Saudáveis", Cristiane Aparecida Azevedo de Assis Machado, toda a programação foi elaborada especialmente para o Comunidade Escola, programa da Prefeitura de Curitiba que transforma escolas em espaços de desenvolvimento local.

"Apostamos que as oficinas minimizarão problemas relacionados à alimentação e que as famílias serão conscientizadas e aprenderão a fazer escolhas saudáveis. Com isso, a longo prazo, reduziremos doenças crônico-degenerativas como a obesidade, hipertensão e as doenças cardiovasculares", disse Cristiane.

As atividades serão divididas em quatro etapas e a cada semana será aplicada uma técnica para adultos e outra para as crianças. As ações vão desde caminhadas orientadas, oficina de educação alimentar com avaliações nutricionais, dicas sobre como comprar alimentos em supermercados e feiras, como escolher alimentos quando a alimentação acontece fora de casa, organização da geladeira e armários de cozinha.

Também serão ensinadas formas corretas de congelamento, o alimento correto para quem pratica exercícios, além de temas específicos para gestantes e alimentação nos primeiros anos de vida.

Voltar ao topo