Cirurgia do contorno corporal é indicada após perda de peso

Uma nova técnica de cirurgia plástica está despertando o interesse de pessoas que se submeteram a tratamento de emagrecimento, como a cirurgia de redução do estômogo ou a colocação de balão gástrico. É a cirurgia do contorno corporal que tem como objetivo retirar o excesso de pele e a flacidez comum após a perda de grande quantidade de gordura. “A cirurgia é indicada para quem perdeu 30 quilos ou mais e pode ser feita em várias partes do corpo, de acordo com a necessidade”, diz o cirurgião plástico curitibano Joel Jacobovicz.

Segundo ele, o resultado é satisfatório e funciona como um complemento já que melhora muito a estética. “Estes pacientes já alcançaram o primeiro objetivo que era a perda de peso. O passo seguinte é retirar o excesso de pele que sobrou para que o resultado seja completo”, comenta o cirurgião.

Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Cirurgia Plástica pela Universidade da Califórnia, São Francisco (EUA), Jacobovicz conheceu a técnica da cirurgia do contorno corporal nos Estados Unidos há 12 anos, quando fazia a sua especialização. “Este procedimento no Brasil é bem mais recente mesmo porque aqui as cirurgias de emagrecimento começaram há pouco tempo”, comenta.

Segundo Jacobovicz, a cirurgia do contorno corporal deve ser feita após a estabilização do peso do paciente. Por isso, o indicado é cerca de 18 meses após a cirurgia de emagrecimento. Normalmente, quando a perda de peso foi muito grande, é necessária mais de uma intervenção. As cirurgias podem ser feitas no rosto, braços, abdomem, costas, pernas e flancos.

A cirurgia do contorno corporal pode ser feita também em pacientes que emagreceram através de dietas e atividades físicas e não necessariamente por meio cirúrgico. “Quem tem nos procurado com mais frequência são pacientes que fizeram a cirurgia do estômago ou introduziram o balão gástrico já que nestes casos a perda de gordura é bastante significativa”, explica.

Jacobovicz conta que, no último ano, cresceu muito a procura pela cirurgia do contorno corporal. “Isso coincide com o período pós cirurgias de emagrecimento, que começaram há cerca de três anos”. O cirurgião tem sido procurado tanto por mulheres como por homens de Curitiba e do interior do Paraná que se submeteram a tratamentos para perda de peso e buscam a finalização, com a cirurgia plástica. “É muito importante que este tipo de cirurgia seja feita por uma equipe treinada e já com experiência neste procedimento”, destaca o médico que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Voltar ao topo