Carambola é usada para controlar a febre

A caramboleira, pequena árvore da família das Oxalidáceas, é originária da Índia, tendo sido aclimatada no Brasil. O fruto, quando maduro, tanto da branca como da amarela, é muito apreciado. As flores são usadas em saladas, e as folhas, bem como as raízes, são preconizadas pela farmocopéia indiana.

O suco da fruta é um febrífugo excelente. Usa-se contra toda classe de febres. As folhas amassadas têm aplicação externa contra picadas venenosas, embora não substituam os antídotos convencionais.

Esta fruta, que é uma baga carnosa, dotada de cinco gomos largamente separados uns dos outros, fornece, quando madura, um suco agridoce, muito saudável.

Quando bem madura é saborosa ao natural; quando verde, porém, é azeda, e só se come preparada na forma de doce ou compota. Cinco ou seis carambolas cortadas transversalmente, em “estrelas” de um centímetro de espessura (carocinhos extraídos), com três xícaras de açúcar mascavo e uma de água, dão uma boa compota. O suco da carambola contém uma substância aquosa que auxilia na remoção de manchas das roupas, especialmente mancha de tinta de caneta.

Utilidades Medicinais

Diurese: o suco da carambola age como bom diurético, auxiliando na “limpeza” dos rins.

Eczema: convém ingerir diariamente um copo de suco fresco de carambola.

Febre: em períodos de febre convém tomar de hora em hora um pouco de suco de carambola (cerca de 1/3 de copo duplo por vez).

Picadas venenosas: embora não substitua os antídotos convencionais, a aplicação externa das folhas bem amassadas de carambola ajuda a evitar complicações, segundo o conceito popular.

Voltar ao topo