Banho de mar só nos locais liberados

Dos 37 pontos do litoral paranaense avaliados semanalmente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sete apresentaram bons índices de balneabilidade e foram liberados para banho. Além dos novos locais liberados (Rua Padre Osvaldo Gomes, no balneário de Gaivotas; na Rua Sergipe, no balneário de Ipanema; e à esquerda do Rio Saí-Guaçu, na Barra do Saí) permanecem com a balneabilidade em dia os pontos localizados 30 metros à esquerda do rio, na praia do Farol, na Ilha do Mel; em frente à Associação Banestado, em Praia de Leste; na Rua Marechal Deodoro, no balneário Brejatuba, em Guaratuba; e cem metros à esquerda do Morro do Cristo, em Guaratuba. Segundo o IAP, as análises da água recolhida na última semana e relatadas no último boletim, indicaram treze pontos próprios, mas que tiveram de ser diminuídos para sete na divulgação do instituto porque as chuvas pioraram as condições na coleta anterior.

Para Rasca Rodrigues, presidente do IAP, o grande número de pontos ainda impróprios para banho está diretamente relacionado à ocorrência de chuvas na região. ?Está comprovado que uma chuva forte transforma quase todos os pontos em impróprios. Isso significa que o esgoto que não é coletado pela rede também não está sendo acondicionado de forma correta nas residências?, justifica. Segundo o presidente do instituto, seria preciso alterar o padrão das fossas, já que aquelas que são vendidas e instaladas atualmente nas casas das cidades litorâneas não estão projetadas para comportar a população do verão.

Os pontos impróprios estão sinalizados e a 100 metros a água se dilui e torna-se própria para banho. A legislação determina a coleta de amostras de água em locais com maior fluxo de pessoas e próximo a rios e canais onde possa haver risco de contaminação.

Voltar ao topo