Aumentam os casos de hipertensão entre jovens

O número de jovens vítimas da hipertensão vem crescendo nas últimas décadas. O aumento reflete a adoção de hábitos de vida nem sempre saudáveis já que, nessa faixa etária, a doença geralmente está associada à alimentação incorreta e ao sedentarismo. É muito importante controlar os fatores de riscos e evitar o consumo em excesso de alimentos industrializados como os embutidos e enlatados.

Os jovens que consomem muitos produtos industrializados (com alto teor de sal) e alguns tipos de fast food, apresentam maior risco de desenvolver hipertensão arterial, pois trocam os alimentos naturais por outros ricos em sal e gorduras. A hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que são, hoje, a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Tratar a hipertensão pode reduzir em 40% a chance de ocorrência de derrame e em 20% de infarto do miocárdio. Por isso, é importante educar as crianças e os jovens sobre as conseqüências futuras da doença e estimular o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Em indivíduos com predisposição genética e estilo de vida inadequado (sedentarismo, dieta hipersódica, hipercalórica e hipergordurosa) a doença se dá mais precocemente e com características de maior resistência ao tratamento. Havendo um acompanhamento médico e uma dieta adequada pode-se prevenir ou retardar o desenvolvimento da doença.

Voltar ao topo