Aumentam as micoses no verão

No verão aumentam os casos de micose. A doença é provocada por fungos presentes no ar, poeira, areia da praia, piscina e banheiros. Os locais do corpo mais atingidos são virilhas, axilas, umbigo, partes genitais, cabelo e unhas. Se não for tratada, a pele lesionada pode ser a porta de entrada para outras doenças. Mas bastam alguns cuidados simples para evitar ou eliminar o problema.

O dermatologista do Hospital de Clínicas, Jesus Rodriguez Santamaria, fala que a doença é mais comum no verão devido ao calor e à umidade. Junto com a escamação da pele forma uma secreção, que é fonte de alimento para os fungos. Neste ambiente, eles se reproduzem rapidamente.

As micoses são manchas na pele, geralmente de cor avermelhada. Algumas formam bolhas e provocam coceira. As mais comuns são pé-de-atleta, pitiríase-versicolor (manchas brancas nas costas e peito) e candidíase. Geralmente, as micoses não causam grandes problemas. Mas devem ser tratadas porque provocam lesões na pele, sendo a porta de entrada para outras doenças.

Para evitar o problema, as pessoas devem usar roupas mais soltas e de preferência feitas de tecido de algodão, que facilitam a transpiração. Tecidos como o jeans devem ser evitados, porque retêm a umidade ao corpo. Na praia, outra dica é não ficar com roupas e biquínis molhados por muito tempo. Também é necessário evitar o uso de toalhas e roupas de outras pessoas.

Cuidados com os pés

A podóloga Ivana Silvério diz que no verão é muito comum as pessoas se preocuparem com o corpo e cabelos, deixando os pés de lado. Os atletas e as pessoas que fazem atividades esportivas são as grandes vítimas das micoses. Algumas podem destruir totalmente as unhas. Quando a micose atingiu até 30%, o tratamento pode ser feito por uma podóloga, mais que isto é necessário procurar um dermatologista.

Ivana lembra que os fungos se desenvolvem quando a pessoa está com a imunidade baixa, por isto, é necessário cuidar da saúde de um modo geral. Mas ela fala de alguns cuidados que podem evitar o problema nos pés. Para quem não pode usar calçados ventilados, é aconselhável usar um diferente todos os dias. Em banheiros de academias e clubes, o uso de chinelo é obrigatório.

Quem está em tratamento e quer eliminar de uma vez a micose pode borrifar os calçados com álcool 70%, e deixá-los expostos ao sol por duas horas. As meias devem ser mergulhadas durante 30 minutos em uma solução de água e desinfetante. Também é aconselhável o uso de talco anti-séptico. (Elizangela Wroniski)

Voltar ao topo