Aparelho auxilia quem sofre de traumatismos na coluna

defato060208.jpgSegundo a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, o Brasil registra sete mil novos casos por ano de traumatismos na coluna resultando em paraplegias e tetraplegias. Uma opção que pode contribuir para uma profunda mudança na qualidade de vida dos pacientes é o uso de órteses específicas para marcha, como o Parawalker, um aparelho desenvolvido em um centro de pesquisa na Inglaterra e fabricado pela empresa alemã Otto Bock. Já disponível no Brasil, o aparelho é indicado para pacientes portadores de lesão medular que perderam o controle da musculatura das pernas, quadril e tronco e podem ficar livres da dependência da cadeira de rodas.

A órtese é constituída por uma estrutura biomecânica fixada externamente ao corpo do paciente com articulações no joelho e quadril. O equipamento proporciona grande independência aos paraplégicos. Para o fisioterapeuta e ortesista José André Carvalho, com especialização na Inglaterra, o aparelho anda sozinho, carregando o paciente. O movimento é realizado por meio de balanço.

O principal objetivo é permitir que o paciente deixe de utilizar a cadeira de rodas durante algumas horas do dia. Entre outras vantagens estão a diminuição do índice de feridas (escaras), redução da deformidade nas articulações e do número de infecções urinárias, melhora na circulação periférica e no funcionamento do intestino, diminuição da osteoporose e melhora da auto-estima.

?O uso do aparelho transforma os pacientes, porque provoca uma mudança de comportamento em pessoas que tinham pouca condição de viver de forma mais independente?, reconhece José Carvalho.

Voltar ao topo