Alimentação no trabalho pode ser saudável

Começar e terminar uma jornada de trabalho com disposição depende de muitos fatores, mas a alimentação pode atuar como grande aliada na manutenção do bem estar. 

De acordo com a nutróloga Isolda Prado, manter um cardápio variado, rico em vitaminas, antioxidantes e fibras pode ajudar a ter mais energia para atuar diante os desafios do dia a dia. A especialista dá algumas dicas de atitudes que podem melhorar o desempenho, evitar o cansaço e fugir da chamada junk food

Fuja do estresse – Escolha lugares para fazer suas refeições e lanches, de preferência sentado à mesa e onde possa se concentrar no que está fazendo. Mesmo em caso de pequenas refeições sente-se à mesa e relaxe o corpo. Aprecie o sabor, aroma e a textura dos alimentos;

Concentração – Alimente-se com calma, sem pressa. Demore pelo menos 15 a 20 minutos para terminar suas refeições. Mastigue muito bem os alimentos. Repouse o garfo enquanto mastiga. Deixe de comer assim que a fome estiver saciada.

“Beliscos” – Siga os horários pré-estabelecidos para realizar as refeições e alimente-se somente naqueles horários. Guarde seus alimentos em local adequado, de preferência em armários, fora da visão.

Exercícios – Horário de almoço é para almoçar, no entanto se essa é a única hora livre para uma atividade física, antes de começá-la faça uma alimentação leve.

Tentação – No almoço, inicie a refeição pela salada, depois os legumes, uma porção de proteína (carne, peixe ou frango) e, por último, feijão e o arroz. Escolha alimentos menos calóricos. Não coma “com os olhos”.

Voltar ao topo