A meningite ataca no frio

Com a chegada do frio, uma das doenças mais temidas começa a se manifestar. Trata-se da meningite, que se não for tratada adequadamente pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Por ser contagiosa e com maior incidência no frio, se dissemina facilmente em locais onde há grande aglomeração de pessoas, sem a ventilação apropriada, como é o caso de transporte coletivo e escolas. ?A contaminação ocorre em lugares públicos e fechados, por isso, é fundamental ter uma ventilação adequada mesmo com as temperaturas baixas?, salienta a neurologista Ana Lucila Moreira Carsten, do Instituto de Neurologia de Curitiba.

A doença atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por vírus ou bactérias. ?A meningite é uma doença decorrente de uma inflamação da meninge (membrana localizada no cérebro) através de um líquido chamado líquor. A mais comum nesta época do ano é a meningite bacteriana?, explica a neurologista.

Os sintomas mais freqüentes da doença são dores de cabeça contínuas, febre alta, secreção, tosse, rigidez no pescoço e mal-estar. É uma doença que pode deixar seqüelas e causar danos ao cérebro, perda de audição e dificuldade de aprendizado. O pronto diagnóstico permite que a doença seja tratada a tempo de evitar maiores complicações e garanta uma boa recuperação, por isso aos primeiros sinais dos sintomas deve-se procurar auxílio médico. Conforme Ana Carsten, depois de confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Voltar ao topo