Visita do Papa deixará um grande legado pro turismo

Com a realização da Jornada Mundial da Juventude, o Rio ganhará mais oito postos de informações turísticas, que serão incorporados definitivamente aos já existentes. Com isso, a cidade passará a contar com 17 postos para atender com conforto e qualidade aos visitantes. Para receber ainda melhor os turistas que chegam para o encontro católico, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Turismo/Riotur, preparou também uma série de materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres.

Os novos postos que ficarão de legado da JMJ serão instalados na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema, Centro de Tradições Nordestinas e Aeroporto Santos Dumont. Os turistas também vão poder continuar a se informar nos postos já existentes em Copacabana (altura da Rua Hilário de Gouveia), CIAT -Centro de Atendimento ao Turista (Av. Princesa Isabel), Centro, Gávea, Zona Portuária, Aterro do Flamengo, Rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional do Galeão – Terminais I e II. Especialmente para a Jornada, a Riotur montará postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na Estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba.

Serão 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais de realização do evento – e nos principais pontos turísticos da cidade.

Nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT para o evento, cariocas e turistas vão encontrar placas com orientações a respeito da localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse. Cerca de 350 mobiliários urbanos e 600 galhardetes farão parte da sinalização de pedestres, que também contemplará os 13 km de cada uma das rotas de peregrinação até o Campus Fidei, em Guaratiba.

O material informativo específico para o evento está inteiro em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais e até em bares e restaurantes. Consiste na Revista Guia do Rio e no Folder/Guia do Visitante JMJ. Também serão distribuídos 90 mil exemplares do Caminhos da Fé – publicação em português, espanhol e inglês que reúne as mais importantes igrejas históricas da cidade. Além disso, o turista também tem a sua disposição as demais publicações fixas da Riotur, como o Mapa da Cidade.

No mundo virtual, o turista pode contar com a ajuda do hotsite trilíngue www.rioguiaoficial.com.br/jmjrio2013, que reúne todas as informações referentes ao encontro católico e também a programação cultural da cidade, dicas de mobilidade, restaurantes, atrações turísticas, entre outras. Também é possível fazer o download gratuito do aplicativo nos sistemas operacionais IOS e Android – no app store -JMJ Jornada Mundial da Juventude e no Google Play, jmjrio2013 – disponíveis em inglês, português e espanhol. Para acompanhar o que acontece na cidade e detalhes sobre a visita do Papa Francisco basta estar atento às redes sociais mantidas pela Riotur, com informações atualizadas em tempo real.

“A experiência adquirida em mais um grande evento será de grande importância na preparação de uma estratégia bem sucedida de atendimento ao turista durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas. Além disso, é importante que esses eventos deixem legados. No caso do turismo, dobraremos os postos de informaçõ,es da cidade. O que melhorará em muito a experiência do turista no Rio”, conclui o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Voltar ao topo