Viagem pelo tempo no Parque Est. do Sumidouro

Conhecer o Parque Estadual do Sumidouro, nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, na RMBH, é uma viagem pelo tempo. A começar da Casa Fernão Dias, uma construção típica do século XVII, ligada à formação do antigo Arraial do Sumidouro.

Por esta rota passaram exploradores que percorreram a região na época do ciclo do ouro, entre eles o bandeirante Fernão Dias Paes Leme. Recentemente entregue pelo Governo de Minas, completamente restaurada, a Casa Fernão Dias exigiu um cuidado especial para recolocar as paredes no nível correto e recuperar toda a estrutura de adobe e pau a pique. Em seu interior, o visitante pode começar a se familiarizar com as riquezas naturais e arqueológicas da região.

O Parque Estadual do Sumidouro integra o Projeto Rota Lund, concebido como um produto único, que reúne atividade turística, conhecimento científico e educação ambiental. O Projeto permite a leitura da paisagem, uma transição entre Cerrado e Mata Atlântica, com ocorrência de vegetação rupestre em afloramentos calcários, que somado ao sistema de lagoas temporárias, resulta em elevada biodiversidade. São experiências diferentes que podem atrair públicos tão diversos como a região.
O Projeto tem uma característica não contemplativa. Sua proposta inclui as três das mais importantes e visitadas grutas do país: Lapinha, Rei do Mato e Maquiné. Cada uma delas pertence a áreas de proteção especial do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Rei do Mato e Monumento Natural Peter Lund, respectivamente.