Vales, cânyons e cachoeiras do Santana do Riacho

Santana do Riacho é integrante da Macro Região I – Metalúrgica e Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais, localizando-se a 120 Km de Belo Horizonte. Por ser uma região rochosa, a água aflora com facilidade, o que propicia o surgimento de inúmeras nascentes. São uma infinidade de filetes de água, que se encontram para formar córregos em toda a extensão da Serra do Cipó.

Ao longo de todo o curso d´água, albergam-se setenta e sete cachoeiras. Em Santana do Riacho encontram-se também várias lagoas, entre as quais estão a Lagoa Comprida e a Lagoa Dourada.

Toda região é drenada pelo Rio Cipó, que faz parte do Parque Nacional da Serra do Cipó. A Serra do Cipó é divisor de águas entre as bacias hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Doce.

A principal formação rochosa que compõem a Serra do Cipó é o quartzitos, rochas que se formam a partir da areia do fundo do mar. Estas rochas, ainda na era arqueológica, foram submetidas a altíssimas pressões e temperaturas elevadas, além da ação da erosão, fatores estes que influenciaram na aparência da Serra. A erosão se encarregou de esculpir com paciência os Vales e Cânyons que hoje fazem parte da paisagem.

Voltar ao topo