Turismo náutico é farto em Pernambuco

Passeios pelo Rio Capibaribe, foz do Rio Maracaípe, Ilha de Santo Aleixo e Praia dos Carneiros, mergulhos em naufrágios, cruzeiros marítimos. Pernambuco é uma excelente opção para os que amam a prática de esportes náuticos ou o contato com a água. Com a alta estação, os turistas dispõem de uma farta variedade de opções que contemplam toda a costa pernambucana, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

A paixão pelo tema começa na capital, Recife. Situada na foz de dois grandes rios, o Capibaribe e o Beberibe, o transporte fluvial foi o principal meio de locomoção na cidade ao longo dos primeiros quatro séculos de sua história. A paisagem, inspiradora, é tema de uma das mais célebres obras de Carlos Pena Filho, Guia Prático do Recife, no qual ele declara ?Hoje, serena flutua, metade roubada ao mar, metade à imaginação, pois é dos sonhos dos homens que uma cidade se inventa?.

Os passeios de jangada são comuns no estuário do Rio Maracaípe, no balneário de Porto de Galinhas. Lá, mangue serve de berçário natural para os cavalos-marinhos.

Para conhecer a capital do frevo de uma perspectiva diferenciada a partir da navegação pelo mar e pelo Capibaribe, a melhor dica são os passeios náuticos da empresa Catamaran Tours. Comandada pela empresária Juliana Britto, a empresa tem 18 anos de experiência e oferece passeios pelo Rio Capibaribe, além do litoral norte e sul do estado. Atualmente, a Catamaran Tours oferece dois passeios na capital pernambucana. Um deles é ?O Rio Capibaribe e suas pontes?, com saídas diárias às 16h e 20h, ressaltando os pontos históricos dos bairros do Recife, além de explanações sobre os bairros de São José e Boa Vista. O outro passeio é ?O Recife Antigo e seus bairros?, que acontece aos domingos com saídas às 9h30 e percorre o Rio Capibaribe até o charmoso bairro de Casa Forte.

Regata internacional

No segundo semestre, Recife também vira palco da maior regata oceânica internacional do País, a Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno), que conta com participação de mais de 120 embarcações e é o ponto culminante do Recife das Águas, festival náutico, turístico e cultural que toma conta dos rios e do litoral da cidade com atividades de prática de jet ski, mergulhos, passeios de catamaran, disputas de remo, corrida de jangadas e pesca oceânica.

Morro do Cruzeiro, no Complexo Guadalupe-Carneiros.

A prática de mergulho em Pernambuco também é referencial pela quantidade de naufrágios na costa: ao todo, são mais de 100 naufrágios catalogados e 22 deles constantemente visitados por amantes do esporte. O arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 quilômetros da costa, é considerado um dos cinco melhores locais mundiais para o mergulho, com 16 pontos propícios à prática do esporte com visibilidade de até 50 metros. Em Recife, a empresa referencial é a Sea Gate, que promove cursos e mergulhos.

A Seagate também oferece um passeio que promete ser uma experiência inesquecível: uma viagem de Recife a Fernando de Noronha no veleiro Aussteiger. Mensalmente, são duas viagens que levam até oito passageiros em cabines confortáveis com ar-condicionado e chuveiro quente, além de chef a bordo. Os turistas recebem aulas de vela, radar, cartas náuticas e mergulho antes do embarque e participam da viagem como tripulantes supervisionados. O sistema é all inclusive e os passageiros têm opções de viagens de sete ou de 12 dias. A travessia dura dois dias e possibilita mergulhos no arquipélago.

Para os que optam por cruzeiros, a capital pernambucana também é um ponto referencial na costa brasileira. Em 2007, a Secretaria de Turismo do Recife registrou 47 escalas de 23 navios distintos, além de 39 saídas do navio Pacific, que parte do Porto do Recife com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Os cruzeiros duram quatro dias, o sistema é all inclusive e o terceiro passageiro na mesma cabine não paga.

Desvende o litoral do PE de norte a sul

Foto: Marcelo Jorge Loureiro

Fernando de Noronha é considerado um dos cinco melhores locais para o mergulho no mundo: 16 pontos propícios e visibilidade de até 50 metros.

Para os que querem conhecer as belezas do litoral norte, a Catamaran Tours promove passeios de terça a domingo, com saídas às 9h30 dos Hotéis Gavôa e Armoaras, em Maria Farinha. O passeio inclui a costa da Ilha de Itamaracá e a Ilha da Coroa do Avião, com parada para banho de mar. No litoral sul, a empresa oferece dois passeios com partida na Praia de Guadalupe, no estabelecimento Catamaran a Ver O Mar: o primeiro deles faz o percurso Guadalupe – Praia dos Carneiros através da foz do Rio Formoso com saídas de segunda a sábado às 9h30. Duas vezes por semana, com horário a depender da maré, a empresa oferece passeios de Guadalupe à Ilha de Santo Aleixo, com parada para mergulho nas praias da ilha.

De segunda a sábado, a Praia dos Carneiros é destino de passeios através da foz do Rio Formoso.

Empresa de passeios náuticos sediada em Porto de Galinhas, a Cavalo Marinho possui dois barcos com capacidade para 100 pessoas cada e oferece passeios guiados por biólogo bilíngüe. No balneário mais famoso de Pernambuco, o passeio de duas horas percorre os manguezais do Merepe, e as Praias de Muro Alto e Gambôa. Ao final da tarde, o barco oferece um happy hour ao som de rabequeiros no Rio Merepe. Em Serinhaém, o passeio – com duração de seis horas – contempla a Ilha de Santo Aleixo e as Praias de Carneiros e Guadalupe. O barco conta com serviço gastronômico de bar e restaurante, chuveirão, rede e relax.

Ainda em Porto de Galinhas, os amantes de mergulhos podem ter cursos,
locar equipamento e fazer mergulhos através da Aicá Diving, que oferece
12 cursos diferentes, além de passeios de mergulho em oito pontos entre
o Pontal do Cupe e a Ilha de Santo Aleixo, entre os níveis básico e
avançado. Para passeios náuticos, uma outra opção é o Barco Topázio,
com partida do balneário de Porto de Galinhas para o Pontal de
Maracaípe e para a Ilha de Santo Aleixo.

Voltar ao topo