São Paulo terá 24 horas de cultura

Que tal reservar um fim de semana para fazer um mergulho cultural na capital paulista? Música, dança, teatro, exposições e atividades artísticas de vários estilos são a boa pedida para os próximos dias 26 e 27, durante a quarta edição de um dos maiores eventos culturais gratuitos do mundo.

A cidade de São Paulo já adotou a Virada Cultural como parte de seu calendário. O evento acontece anualmente, sempre de sábado para domingo, com uma série de apresentações ininterruptas em vários bairros, sobretudo no centro. Este ano, a festa chega à sua quarta edição com o dobro de atrações – serão 800 apresentações -, novidades do exterior e atividades artísticas. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da SPTuris, Sesc e Secretaria de Estado da Cultura, a Virada Cultural 2008 terá início às 18h do dia 26 e seguirá até as 18h do dia 27.

Vários restaurantes, bares, museus e teatros vão funcionar durante as 24 horas do evento.

Para todos os públicos

Foto: Divulgação/Caru Ribeiro

Criatividade na decoração destaca o palco que vai receber grandes nomes do samba.

Toda a diversidade de São Paulo será representada em atrações para todos os gostos e faixas etárias. Os fãs de World Music, por exemplo, vão marcar presença na apresentação da cantora cabo-verdeana Cesária Évora, que abre o evento às 18h de sábado, ao lado da Praça Júlio de Mesquita. No mesmo local também se apresentarão a cantora Gal Costa, às 21h, e o cantor Jorge Ben Jor, às 18h de domingo. No Teatro Municipal, o grupo Zimbo Trio se apresentará ao lado de Jair Rodrigues e Fabiana Cozza, relembrando os sucessos do álbum O Fino da Bossa.

Para quem ama dança, o roteiro tem endereço certo: o Anhangabaú, onde grandes nomes da dança clássica e contemporânea se revezarão, com destaque para as apresentações do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio, com Ana Botafogo.

Na Avenida Rio Branco, a Virada Cultural fará uma mistura harmoniosa de ritmos, no Baile de Bambas: de reggae a arrasta-pé, com destaques para o Grupo Falamansa, Osvaldinho do Arcodeon, Quinteto Violado, Renato Borghetti e Inezita Barroso. Se o assunto é samba de qualidade, a sugestão é o Boteco de Bambas, no Viaduto Santa Efigênia, com Dona Ivone Lara e Almir Guineto, com as Velhas Guardas da Vai-Vai, Camisa Verde Branco e Nenê de Vila Matilde.

Ana Botafogo e o Corpo de Baile do Theatro Municipal farão apresentações no Anhangabaú, centro da capital.

Várias casas noturnas de São Paulo também vão agitar a Virada Cultural. Os roqueiros terão uma boa oportunidade para assistir à apresentação da lenda viva do Heavy Metal: Paul Di?Anno interpretará seu histórico Killers, da época em que fazia parte da banda Iron Maiden. Lobão, Arnaldo Antunes, Volcano, Korzus e Ultraje a Rigor também fazem parte do grupo que se apresentará na Praça da República.

No Mercado Municipal de São Paulo, um encontro de vozes veteranas celebrará o melhor da música caipira. Boa parte das apresentações será conduzida pelo cantor Tinoco. Boa prosa e muitas histórias darão o tom às atrações que terão, entre os destaques, Sérgio Reis, Pena Branca e Vips. Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo participará da Virada.

Estrutura

Para garantir o proveito de tantas atrações, quem vier a São Paulo vai contar com uma estrutura e tanto: são nada menos do que 410 hotéis e 42 mil unidades hoteleiras, 12,5 mil restaurantes, 15 mil bares, 3,2 mil padarias, 54 parques, 90 museus, 75 bibliotecas, 39 centros culturais, 74 shopping centers, 59 ruas de comércio especializado, 147 hospitais, 61,3 km de linhas de metrô, 15 mil ônibus urbanos, 1.931 agências bancárias, 90 museus e 9 casas de espetáculos. A programação completa da Virada Cultural 2008 pode ser consultada no site www.viradacultural.org.

Voltar ao topo