Salão de Turismo começa nesta sexta

O 12.º Salão Profissional de Turismo, que acontece nesta sexta-feira e sábado, ganha ares diferentes este ano. É que o evento, já considerado um dos mais importantes do País no segmento de turismo, será realizado em meio a uma grande festa para o setor. Durante todo este mês, Curitiba será a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e abriga dois eventos mundiais – COP 8 e MOP 3, sobre biodiversidade e biossegurança -que devem atrair mais de seis mil pessoas de 196 países até dia 31.

A Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seção Paraná), promotora do Salão de Turismo, definiu um horário especial para que os participantes dos eventos da ONU possam visitar e conhecer o salão. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Azevedo, esta coincidência será positiva em vários aspectos. Ele destaca ser uma oportunidade ímpar para que os destinos apresentem suas atrações naturais e os projetos de turismo sustentável que vêm sendo desenvolvidos. ?Não podemos perder um momento tão adequado para divulgação de nossos projetos, principalmente para um público tão importante e formador de opinião?, afirma Azevedo. Para ele, a possibilidade de agregar o público dos eventos da ONU comprova o crescimento do salão.

Exposição

O Salão Profissional, assim como o 3.º Salão Regional de Negócios em Turismo para o Mercosul, será realizado no Estação Embratel Convention Center, no centro de Curitiba. Evento de destaque no cenário do turismo nacional e internacional, atrai profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mercosul. Numa área de dez mil metros quadrados estarão aproximadamente trezentos expositores comercializando produtos, serviços e equipamentos turísticos. ?Visando sempre o incremento do setor, o salão tem como objetivos melhorar a qualidade e a diversidade dos produtos e serviços de agenciamento turístico das empresas expositoras, além de ampliar o network dos participantes?, explica Antonio Carlos de Campos, vice-presidente da entidade e um dos coordenadores do evento.

A Abav-PR, em parceria com expositores, vai promover seminários, cursos e palestras programados para os dois dias de feira, destinados para estudantes de turismo, empresários e profissionais do trade. Os conteúdos serão focados na qualificação profissional do agente de viagens e abordarão temas como seguro de viagens e destinos como, Orlando, Bahamas, Peru e Bariloche.

O salão conta com o patrocínio master do Galileo, apoio da Avis, Travel Ace, Lizon Curitiba Hotel e TAM, e com o apoio institucional de várias entidades do trade, dentre elas a Paraná Turismo – Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – Secretaria de Turismo, Sebrae-PR, Sindegtur-PR, Abgtur, Amutur, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Sindotel-Ctba, Sindetur-PR, ABIH-PR, Abrajet-PR e Amopar.

Serviço – O 12.º Salão Profissional do Turismo e o 3.º Salão Regional de Negócios em Turismo para o Mercosul acontecem nesta sexta e sábado, no Estação Embratel Convention Center, situado na Avenida Sete de Setembro, 2775, em Curitiba. As inscrições dos profissionais do turismo para o salão são gratuitas até hoje, dia 15, e devem ser feitas no site www.abav-pr.com.br ou pelo folder de divulgação do evento, enviado às empresas via correio. A partir de amanhã, devem ser feitas diretamente na secretaria do salão. As inscrições para as palestras podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail cursos@abav-pr.com.br também até hoje ou diretamente na secretaria do salão, conforme disponibilidade.

Paraná mostra seu potencial turístico

Prudentópolis vai divulgar suas cachoeiras e atrativos ecoturísticos.

A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e a Paraná Turismo, acontecerá novamente este ano. A mostra é um evento paralelo e promove a divulgação do potencial turístico das cidades paranaenses e a integração de lideranças locais e regionais. Serão apresentados produtos turísticos das nove regiões do Paraná: Curitiba e Região Metropolitana, litoral, costa oeste e municípios lindeiros, Campos Gerais, Sudoeste, Norte, Noroeste, Centro e Centro Sul.

Cada região traz para o salão os produtos turísticos já formatados e com potencial de comercialização e distribuição por parte das agências de viagens. De acordo com a Paraná Turismo, este ano cada região, deve apresentar uma atividade cultural diferente, que simbolize o folclore e os costumes. Será montado um palco para apresentações de danças típicas e moda de viola.

Dentre os destinos turísticos que estarão no salão, destacam-se, Curitiba, o passeio de trem pela Serra do Mar, Ilha do Mel, Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Prudentópolis, Vila Velha, entre outros. Entre os produtos formatados estão a Rota dos Tropeiros, Lapa, Roteiro Agroindustrial na região Oeste e o Circuito de Pousadas localizadas na área rural da região Norte do Paraná.

Road show

As delegacias regionais da Abav-PR se articularam para promover o salão e fazer com que os agentes de viagens de outras cidades do Paraná participem do evento. O delegado da Abav-PR em Foz do Iguaçu, Rubens Lopes da Silva, participa de uma programação especial para divulgar as atrações que a região das Cataratas apresentarão durante o Salão Paranaense. Por meio uma parceria entre a Abav-PR, a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e o Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes de Foz do Iguaçu, realiza-se desde ontem um road show. O evento já aconteceu em Cascavel e Maringá; hoje passa por Londrina e amanhã, em Curitiba. ?Vamos vender Foz do Iguaçu e mostrar ao agente local a repercussão positiva que os produtos turísticos podem alcançar quando são apresentados no salão?, enfatiza.

O delegado da Abav-PR em Londrina, Silvio Pereira de Souza, quer apresentar a infra-estrutura turística de Londrina de forma mais intensa este ano. Em parceria com a Abav-PR e a Codel (Companhia de Desenvolvimento de Londrina) espera-se levar para o salão da Abav-PR um número maior de expositores entre hotéis e restaurantes. ?Londrina avançou na qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, e conta com ampla rede de restaurantes e hotéis?, afirma. Uma caravana com 35 a 40 agentes de viagens deve sair de Londrina para participar do salão.

Voltar ao topo