Rio enfatiza segurança em áreas turísticas

Apesar das notícias sobre a violência no Rio de Janeiro, a cidade continua sendo o maior receptor de turistas estrangeiros no Brasil. Do total de 3.783.400 de pessoas oriundas de outros países que visitaram o Brasil em 2002, 38,58% estiveram na cidade do Rio de Janeiro.

Isso mostra que as notícias sobre a violência que assola a capital fluminense e que tomam lugar no noticiário internacional não estão espantando o turista que vem de fora e que a Cidade Maravilhosa continua sendo o principal portão de entrada de estrangeiros e a primeira referência para essas pessoas quando o assunto é fazer turismo no Brasil.

Por considerar a segurança como um fator relevante aos turistas e como forma de divulgar o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar especialmente dirigido às pessoas que visitam a cidade, o evento O Rio é de vocês conta com a participação do comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, tenente-coronel Jorge Braga.

Com isso, o evento, que percorre as principais capitais do País divulgando o Estado do Rio de Janeiro como destino turístico, também pretende orientar e mostrar que é possível fazer turismo na Cidade Maravilhosa sem se sentir inseguro.

O trabalho

Criado em janeiro de 2000, atendendo a um anseio do trade turístico, o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da cidade do Rio de Janeiro é uma iniciativa inédita no Brasil, talvez, no mundo, segundo informações do seu comandante.

O batalhão conta com duzentos policiais militares, dos quais vinte são bilíngües ou trilíngües.

Eles trabalham em pontos fixos, importantes atrativos turísticos, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, o Pier da Praça Mauá, a Praia de Copacabana e o Estádio do Maracanã. Além disso, esses policiais são encarregados de acompanhar comitivas de turistas e, como um reforço ao policiamento comum, fazer escolta de autoridades políticas e artistas. “Hoje, a incidência criminal nessas áreas turísticas é praticamente zero, excetuando a Praia de Copacabana que, apesar de ser o local mais policiado do Rio, não se consegue conter todos os incidentes por ser muito extensa”, afirma o coronel.

Segundo Braga, os policiais percorrem a praia (calçada e/ou areia) a pé, com buggies e carros comuns, além de haver tendas montadas na areia e câmaras de vídeo instaladas na avenida. “Acontecem alguns furtos durante o dia, muitas vezes, por distração do turista, que vai tomar banho e deixa seus pertences na areia, por exemplo”, diz. “Roubos só acontecem à noite. E, para impedi-los, colocamos policiais à paisana andando pela praia”, informa.

Um dos crimes que ocorrem à noite em Copacabana é o chamado “Boa Noite, Cinderela”, que vitima o turista que vem ao Brasil em busca de turismo sexual. Durante o “programa”, o turista é induzido a tomar uma pílula que tem efeitos soníferos, facilitando o roubo.

Recomendações básicas

Não ande sozinho. Passeios em grupo são mais recomendáveis e, de preferência, com o acompanhamento de um guia de turismo.

Não ande por trilhas no meio da mata.

Não caminhe pela Praia de Copacabana à noite.

Em caso de dúvida sobre passeios, procure sempre orientação da polícia.

Cidade promete surpresas

Além de sediar a 31.ª edição do Congresso da Abav, que tem início na próxima quarta-feira, a cidade do Rio de Janeiro promete ser um dos principais destaques do evento. Um mosaico com os ícones cariocas será uma das principais atrações do estande da Prefeitura do Rio/Riotur na Feira das Américas, entre os dias 22 e 26 de outubro.

Como já é tradição em feiras, a capital fluminense apresenta projetos criativos que revelam os muitos atrativos da Cidade Maravilhosa.

Nessa edição do evento, os cerca de dezoito mil visitantes esperados irão se deparar com alguns dos principais símbolos do Rio de Janeiro, através de reproduções cenográficas distribuídas por uma imensa área de quatrocentos metros quadrados.

Entre as inúmeras atrações, destaques para uma das praias mais famosas do mundo, a de Copacabana, que será representada com o tradicional calçadão e coqueiros.

Ícones

Já para aqueles que desejam levar uma lembrança pessoal da cidade e da feira, dois grandes ícones serão adaptados para servirem de pano-de-fundo para fotografias. O Carnaval carioca será reproduzido através da Praça da Apoteose e de silhuetas de mestres-salas e porta-bandeiras, para que todos se integrem, desde já, ao ritmo de umas das maiores festas ao ar livre do mundo.

O Cristo Redentor também será local para flashes. Uma escada de acesso levará os visitantes a um dos adornos mais altos da feira. E mais: Arcos da Lapa, Orquidário do Jardim Botânico e Ilha Fiscal também darão charme ao estande.

Entre os produtos que estarão sendo divulgados para o público, destaque para o novo site da Riotur (www.riodejaneiro-turismo.com.br) e para a Agenda de Eventos de Interesse Turístico, que reúne os principais acontecimentos nacionais e internacionais que movimentam o Rio de Janeiro o ano inteiro.

Voltar ao topo