Região dos lagos é destino turístico em todas as estações

Considerado como um dos melhores destinos da Região dos Lagos ? Costa do Sol, Rio das Ostras tem no turismo sua principal atividade econômica. De fácil acesso e localizada a 170 Km da capital do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Rio das Ostras, com seus 28 km de litoral, ocupa uma área total de 230,6 km². Tem como municípios vizinhos, Macaé e Casimiro de Abreu. Com 15 anos de emancipação político-administrativa, datada de 10 de abril de 1992, o Município de Rio das Ostras tem uma das maiores taxas de crescimento demográfico do estado.

A proximidade de Macaé e da base de exploração de petróleo da Bacia de Campos proporciona uma das economias mais sólidas da região e atrai novos investidores, principalmente com a criação da Zona Especial de Negócios. Com grandes investimentos na área de infra-estrutura turística e na divulgação, Rio das Ostras tem recebido um maior número de turistas.

A agricultura já foi a atividade econômica predominante em Rio das Ostras, que hoje foi substituída pelo turismo, trazendo atividades secundárias e terciárias que sustentam o município. A busca pela qualidade de vida é o principal objetivo da atual administração municipal. Rio das Ostras tem 70 mil habitantes orgulhosos da cidade, que vive em função do cidadão. Em 2005, a cidade foi classificada pelo CIDE em 6º lugar no Índice de Qualidade dos Municípios (IQM) e eleita como a cidade que mais investe per capta no cidadão pelo Tribunal de Contas do Estado.

Rio das Ostras é um lugar abençoado. A natureza foi generosa e distribuiu pela cidade ecossistemas brasileiros de especial beleza, devidamente preservados e fiscalizados pela administração pública. A imagem de Rio das Ostras vem se destacando a cada dia e a cidade é conhecida internacionalmente pelo seu potencial turístico, suas tradições, cultura e características de um município dinâmico.  
 
O roteiro de praias começa na Praia do Abricó ou Brava, muito procurada pelos aficionados em pesca; outras praias como a Tartaruga, Bosque, Centro e Boca da Barra , com suas águas mornas e mansas são idéias para crianças e idosos. Circundadas por restaurantes, bares e quiosques, são preferidas pelos turistas que ali podem alugar passeios de banana boat e escuna.

Outros atrativos naturais como a Lagoa de Iriry, desperta interesse e curiosidade nas pessoas que a procuram, atraídas por sua coloração diferenciada. Hoje totalmente urbanizada é um dos mais bonitos pontos turísticos da cidade; o Rio das Ostras com suas restingas e manguezais são cenários do eco-turismo riostrense.

A Fundação Rio das Ostras de Cultura reserva para os visitantes opções de entretenimento como a Casa da Cultura com exposições permanentes de artistas da região e o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, que fica no quintal da Casa e que conta a pré-história de Rio das Ostras.

A obra de reurbanização da Orla de Costazul colocou Rio das Ostras entre o rol das cidades mais bonitas da Região. Num trecho de 850 metros a Prefeitura recuperou 70% da massa verde da orla e criou 15 mil metros quadrados de área de lazer.

Para atender a grande demanda turística, aproximadamente 70 hotéis e pousadas, oferecem 3.300 leitos, além de cerca de 30 restaurantes e vários quiosques localizados na orla, compõem a infra-estrutura receptiva deste município.

O mar calmo de quase todas as praias de Rio das Ostras e o povo hospitaleiro que recebe de braços abertos todos os visitantes já são um convite para visitar este município que vem se destacando na região pelos seus investimentos na infra-estrutura turística.

Os investimentos transformaram Rio das Ostras em um dos principais destinos do Estado, recebendo, por ano, cerca de 300 mil pessoas, de todo o País e do exterior.

Eventos  

Mas o município de belas praias, não se resumem aos balneários. A cidade cresce e o Turismo se diversifica. Rio das Ostras investiu em Cultura e montou um calendário de grandes eventos, que são realizados durante todo o ano, como os festivais de Jazz & Blues, Frutos do Mar, além do Ostras Cycle ? o quarto maior encontro de motociclistas do país.

Apontado pela crítica especializada como o melhor festival da América Latina do gênero, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chegou à sua quinta edição, reunindo os principais músicos da atualidade. Uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes do gênero se apresentaram nos palcos montados na cidade do Jazz e Blues, em Costazul, na Praia da Tartaruga e na Lagoa de Iriry, entre os dias 06 e 10 de junho. Foram  cinco dias de shows gratuitos ao ar livre.

Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao evento.

Realizado em novembro, o Festival de Frutos do Mar reúne pratos de chefs consagrados da culinária nacional. Durante o evento, comandado pelo renomado chef José Hugo Celidônio, são realizados shows diários de MPB. Na 11ª edição, ocorridos em 2006, o festival contou apenas com chefs mulheres, entre elas, as consagradas Joana Gallo, Adriana Mattar, Conceição Neroni e Andréa Tinoco, que ministraram aulas, pela primeira vez, abertas ao público. Também foi realizado um concurso de pratos entre os restaurantes participantes. Além do melhor prato, foi eleito o prato mais criativo. Mais de 8 mil pessoas participaram do festival em 2006.

Outro grande evento realizado pela Prefeitura é o Encontro Nacional de Motociclistas, o Ostra Cycle , que já se firmou como um sucesso na cidade. A paixão sobre duas rodas reuniu mais de 25 mil motociclistas em Costazul, no último mês de março. Shows, Salão de Motos Antigas, exibições de Globo da Morte e Free Style fizeram parte da programação.

Festivais agitam a cidade o ano todo 

Diversas atrações culturais agitam Rio das Ostras durante o ano. De abril a junho, acontece a primeira edição do Festival Rio das Ostras de Música , reunindo cantores e instrumentistas de todo o Brasil. Já em agosto, o que promete movimentar a cidade é o II Festival Nacional de Teatro. Em novembro, a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove o VIII Festival de Dança , que é conhecido por apresentar grandes espetáculos do clássico Cisne Negro, sempre em diferentes modalidades.

O Festival Rio das Ostras de Música contará com quatro categorias: estudantil, instrumental, infantil (composição feita para crianças) e MPB. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber prêmios em dinheiro e troféus.

Voltar ao topo