Pucón tem vocação para esportes

Em Pucón é difícil ficar parado, tantas são as opções de atividades que o visitante pode escolher. Os esportes sobre a neve, como não poderia deixar de ser em uma cidade turística no meio dos Andes, são a principal atração durante o inverno. São milhares de turistas ávidos por descer as encostas do Vulcão Villarrica, deslizando sobre o gelo em uma paisagem onde o branco da neve e o azul do céu se encontram.

Além da encosta, há na região mais de 20 half-pipes. As pistas em forma de U, para prática de manobras radicais, são muito procuradas por quem prefere do snowboard ao esqui. Há ônibus e vans que saem da cidade com destino à estação de esqui todos os dias desde que o clima permita -, e é possível também ir de carro, em um percurso de cerca de 20 minutos. De lá, um teleférico de 400 metros leva os esquiadores até o topo da estação, onde instrutores orientam os iniciantes.

Para quem quer ainda mais aventura e desafio, a dica é subir ao topo do vulcão. O passeio, com ou sem guias, parte do topo da estação pela manhã em direção à cratera do Villarrica, em quatro horas de muita caminhada e escalada no gelo. Para quem optar por alcançar o cume, é essencial estar em boa forma física – três em cada dez pessoas desistem no meio do caminho e voltam.

Para os que chegam ao topo, a recompensa é a incrível experiência de poder observar gelo e fogo juntos, em um espetáculo natural visível apenas em alguns poucos lugares do planeta. A cratera principal tem 300 metros de diâmetro. Não é sempre que dá para ver a lava, mas só as galerias de gelo, formando grandes túneis, já compensam o passeio. De lá ainda é possível avistar outros dois vulcões – Osorno e Pontiagudo -, muitas montanhas e vales e grande parte do Lago Villarrica, além das cidades de Pucón e Villarrica. Para descer, novamente esquis ou snowboard.

Diversão no lago

Mas não é só do inverno que vivem os esportes da região. Nas estações mais quentes do ano, as atenções se voltam para o Lago Villarrica e suas diversas opções de esportes náuticos, como esqui aquático, natação, windsurf ou mesmo passeios de lancha.

Rios como o Trancura, o Liucura ou o Pucón, formados a partir do degelo das montanhas, abastecem o lago. E neles é possível praticar rafting, tirolesa e até mesmo se banhar em algumas cachoeiras – a água é aquecida pela encosta do vulcão e pode atingir 50 graus nas nascentes. Não faltam também praias vulcânicas e as famosas piscinas termais, em que a água quente vinda dos vulcões se mistura a outras frias e cria verdadeiros ofurôs naturais. Um exemplo é a queda d?água Salto de las Águas Calientes, com 76 metros de altura, na trilha para o Vulcão Cabulco, um pouco ao sul de Pucón.

Voltar ao topo