Parque preserva a história de Zumbi

O município mais representativo no cenário turístico da região Norte de Alagoas é União dos Palmares, conhecido por sua história de lutas envolvendo portugueses e negros do Quilombo dos Palmares, que edificaram uma fortaleza na Serra da Barriga. Na época de sua destruição, a República dos Palmares, como era chamada, contava com cerca de 30 mil pessoas (negros, brancos e índios) que fugiam das fazendas da região e se engajavam na luta contra a colonização.

No cume da Serra da Barriga – símbolo da resistência negra – o espetáculo é deslumbrante: vales cobertos de cana-de-açúcar, mandioca e palmeiras reais. É lá que foi criado o Parque Nacional do Zumbi, que mantém vivo o ideal almejado pela raça negra há mais de trezentos anos. Uma estátua em homenagem ao líder negro, Zumbi, foi erguida no local, onde é comemorado, todos os anos, em 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”, reunindo representantes da raça negra de todo o Brasil e de alguns países da África.

A sede do município, distante oitenta quilômetros de Maceió, tem como atrativos turísticos a Casa de Jorge de Lima, um dos maiores poetas brasileiros; o Museu Maria Mariá, que reúne peças de várias épocas do início do século, a tradicional festa de Santa Maria Madalena, o Dia Nacional da Consciência Negra, além de um diversificado artesanato, incluindo peças de barro e brinquedos em miniatura. Os turistas contam com um bom hotel de lazer, próximo à Serra da Barriga, e outros de menor porte, no centro comercial. O acesso à União dos Palmares é feito pela BR-104.

Voltar ao topo