Paraná cria roteiro inédito no País

As localidades que foram cenário de conflitos nos territórios paranaense e catarinense farão parte de quatro roteiros turísticos. É o que prevê um projeto do Núcleo de Pesquisa de Turismo de Guerra (NPTG), formado por dezoito alunos do curso de Turismo das Faculdades Integradas Curitiba (FIC), sob a coordenação do professor Nilson César Fraga. O primeiro roteiro, fruto de três anos de estudo do NPTG, traça as localidades que foram cenário da Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916. Ele será lançado oficialmente nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, durante o 1.º Encontro Nacional de Turismo para Inclusão Social – 1.º ENTIS -que acontecerá na sede da faculdade, situada na Rua Chile, 1178, em Curitiba.

Nilson Fraga explica que a idéia de criar roteiros de turismo de guerra visa destacar o interior do Brasil, já que os estudos mostraram que o turismo no País ainda é norteado pelos destinos litorâneos, suas praias, cidades históricas e culturas. Já a meta principal é o desenvolvimento de áreas carentes, promovendo a inclusão social a partir da movimentação gerada pela visitação turística. “A discussão acerca da inserção do turismo de guerra não pode ser vista apenas como a incorporação de uma nova terminologia. Os negócios turísticos operam para uma recriação e inserção de novas paisagens no contexto territorial dessa atividade mercadológica, com profunda possibilidade econômica, principalmente em regiões carentes”, frisa.

O roteiro

O roteiro da Guerra do Contestado é de mil quilômetros, ida e volta, tendo início em Curitiba e passando por Lapa, Rio Negro, Mafra, Canoinhas, Três Barras (SC), Porto União, União da Vitória, Calmon, Matos Costa (SC), Caçador (onde há um museu que conta a história completa do Contestado), Perdizinha (onde há um crematório de cadáveres do período da guerra), Joaçaba e Irani (onde teve início a guerra, em 1912 e irá sediar o primeiro parque temático de guerra do Brasil).

Neste fim de semana, quarenta professores de História e Geografia da rede estadual de ensino vão percorrer esse primeiro roteiro com o professor Nilson Fraga e os estudantes que formam o Núcleo de Pesquisa de Turismo de Guerra.

O NPTG pretende formatar mais três roteiros, que abrangem localidades onde aconteceram três outros conflitos: Levante dos Posseiros, Guerra de Porecatu e a Chacina de Pitanga. Depois do roteiro da Guerra do Contestado, o próximo a ser lançado será o que compreende as áreas que sediaram o Levante dos Posseiros, conflito que aconteceu em 1957, no Sudoeste do Paraná. A previsão é que seja lançado no final de 2005.

Voltar ao topo