Paraíso das Águas é destino perene

Tamanho não é documento. O ditado popular cai bem para o Estado de Alagoas, que compete, de igual a igual, com outros de maior território do Nordeste, no que diz respeito aos atrativos naturais. São 230 quilômetros de litoral pontilhado de praias paradisíacas, duzentos quilômetros de Rio São Francisco e exuberantes lagoas. Aliás, os alagoanos se ufanam de possuírem as mais belas praias do Brasil. Não é nenhum exagero, tampouco bairrismo.

Quem vai a Maceió e conhece de perto o seu potencial turístico corrobora os alagoanos. Principal portão de entrada do turismo de Alagoas, Maceió, atualmente com uma população de mais de oitocentos mil habitantes, é o lugar ideal para férias em qualquer época do ano, pois o sol brilha o ano inteiro. Aliado a isso, tem uma boa infra-estrutura, com excelentes hotéis e restaurantes. A cidade se destaca ainda por sua deliciosa gastronomia, rico folclore, variado artesanato e, sobretudo, pelo povo pacato e hospitaleiro.

Em Maceió, o turista não perde tempo. Entre a manhã e a tarde, cumpre uma atraente e bem elaborada programação. No city tour, feito por agências de viagens que operam com receptivo, constam visitas aos mirantes, principais monumentos turísticos e ao bucólico bairro Pontal da Barra, famoso pelo seu artesanato. Além disso, há outras opções como passeio às nove ilhas, fora dos limites do município.

À noite, a dica é jantar no hotel ou nos restaurantes da orla marítima, depois assistir a shows folclóricos e encerrar a noite em alguma das várias boates.

Novos roteiros

Apesar de o turismo de sol e mar ser o carro-chefe, há outras opções como Maragogi, no litoral norte, a 121 quilômetros de Maceió, e suas piscinas naturais; e passeio a uma fazenda típica do século XIX, onde são realizadas cavalgadas entre canaviais, praias virgens e caminhadas pela Mata Atlântica.

São Miguel dos Milagres, também do litoral norte, distante 67 km da capital, é um dos passeios que valem a pena ser feitos. O lugar tem belas piscinas naturais e os pescadores costumam acompanhar os turistas interessados em pescar no mar.

No litoral sul, por sua vez, o destaque é para Piaçabuçu, a 131 quilômetros de Maceió, com passeio pela Praia do Peba, um dos santuários ecológicos da região; visitas ao povoado perdido de Pixaim, antigo quilombo, e à foz do Rio São Francisco. Já no alto sertão, em Piranhas, famosa pelo seu casario, são realizadas visitas ao Museu do Cangaço, passeios pelo Rio São Francisco, canyons e também à Hidrelétrica de Xingó. Como se vê, toda a exuberância natural de Alagoas, que inclui as famosas piscinas naturais, é apenas um fator de atração turística de um estado que tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Quanto custa?

Os pacotes para Maceió, partindo de Curitiba, incluem hospedagem em hotéis de categoria a partir de três estrelas.

Confira duas opções:

– Candeias: pacote de sete noites, com hospedagem em apartamento duplo no Hotel Ouro Branco (três estrelas), situado na Praia de Pajuçara. Inclui passagens aéreas (voando TAM), traslados, café da manhã, city tour em Maceió e passeio ao litoral sul. Preços: a partir de R$ 1.166 por pessoa. Mais informações: (41) 304-7078.

– Mega Brasil: pacote de sete noites, com hospedagem em apartamento duplo standard no Hotel Meliá (cinco estrelas), situado na Praia de Jatiúca. Inclui passagens aéreas (voando Gol), traslados, café da manhã e jantar, city tour em Maceió e passeio ao litoral sul. Preços: a partir de R$ 1.899 por pessoa. Informações: (41) 322-2384.

Noite alagoana acontece em Jaraguá

Famosa por seus encantos naturais, suas águas mornas e cristalinas, a diversidade do artesanato, a riqueza da culinária, a hospitalidade do seu povo, Maceió é uma cidade apaixonante. Privilegiada pela natureza, Maceió oferece aos turistas uma variedade de opções de lazer, entretenimento e atrativos turísticos, com a segurança e a tranqüilidade existentes em poucas capitais brasileiras. Se durante o dia as opções são muitas, com direito às praias, lagoas, piscinas naturais e outros atrativos, à noite, seja qual for o programa, a diversão é garantida.

O desenvolvimento turístico de Maceió resultou no incremento da vida noturna, que nos últimos quatro anos ganhou reforço com a revitalização do bairro Jaraguá. Bairro da antiga boemia, Jaraguá foi durante muito tempo ponto de encontro de intelectuais e personalidades ilustres de Alagoas. Seus armazéns e galpões abrigavam produtos que chegavam à cidade pelo Porto de Maceió.

Por Jaraguá, Maceió nasceu e se desenvolveu. O cais do porto, os antigos armazéns, os sobrados e casarios, o Museu da Imagem e do Som e a Associação Comercial são a essência do bairro que, mesmo após o processo de revitalização, ainda conserva a beleza arquitetônica do século passado.

Atualmente Jaraguá é muito mais que história. Jaraguá é diversão e lazer. Se durante o dia o bairro tem um comércio ativo, à noite o movimento fica por conta dos diversos bares, restaurantes e boates. Nos finais de semana as mesas se espalham pela Rua Sá e Albuquerque, principal corredor do bairro, onde a música ao vivo é um dos principais atrativos. Os armazéns, casarios e sobrados de antigamente receberam uma decoração moderna e cores vibrantes, e viraram endereço certo para quem quer dançar, fazer uma refeição ou até mesmo paquerar.

Deliciar-se com uma boa comida italiana, saborear uma culinária regional, dançar um autêntico forró, embalar-se no ritmo agitado do som techno, ou simplesmente sentar e ouvir uma boa música são algumas das muitas opções que o bairro oferece.

Serviço

– Mais informações sobre Jaraguá e seus atrativos podem ser obtidas no Maceió Convention & Visitors Bureau, pelo telefone (82) 325-3020.

Voltar ao topo