Otimismo toma conta do turismo nacional

Otimismo. A palavra resume bem a condição do mercado turístico no Brasil. Durante o 21.º Festival do Turismo de Gramado (RS), realizado no último fim de semana, na Serra Gaúcha, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, destacou a expectativa positiva para os próximos anos, principalmente graças aos grandes eventos esportivos mundiais que acontecerão no País. A feira de negócios, organizada pelas empresárias Marta Rossi e Silvia Zorzanello, também foi um indicador positivo. Os números do evento apontaram crescimento de 14,6% em montagem e 6,71% em número de estandes. A feira contou com a participação de 12.860 visitantes, vindos de 30 países.

Barretto lembrou que a economia brasileira deve crescer em torno de 5% em 2010. “Nossa expectativa é que o setor do turismo cresça acima disso”, destacou. Para ele, os Jogos Militares em 2011, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016 farão com que o turismo brasileiro cresça por, no mínimo, mais uma década. “É um grande desafio. Estamos conhecendo as experiências de outros países que realizaram grandes eventos como esses”, disse. Barretto afirmou que o objetivo do ministério é fazer com que o Brasil deixe de ser visto como um destino pouco conhecido e distante.

O ministro ressaltou que o Brasil precisará ainda de muitos investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura das cidades e qualificação profissional das pessoas que trabalharão atendendo turistas. “Claro, temos que fazer tudo isso, mas o Brasil tem que seguir a sua vida. Não pode parar só para se preparar para o evento”, disse. “É como ter um bom carro, mas ter que trocar o pneu dele com ele em movimento”, comparou. “O grande legado que esses eventos vão deixar é a melhora da qualidade de vida do brasileiro. Obras que levariam décadas estão sendo antecipadas.”

O orçamento para o setor em 2010 é o reflexo desse otimismo. “Aprovamos R$ 1 bilhão para o setor do turismo em 2010. Agora depende apenas da aprovação do Congresso”, afirmou o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, deputado Afonso Hamm (PP-RS).

Paranaenses aproveitam para divulgar o Estado

A feira de negócios do festival atraiu alguns expositores paranaenses. “Participamos há oito anos e vemos no festival uma oportunidade de divulgar nosso produto, principalmente para o verão e o fim do ano, já que naturalmente temos grande procura no inverno”, disse o gerente-geral do Termas de Jurema Resort Hotel, localizado em Iretama, Reinaldo César Dias de Oliveira. Lisete Baccaro, gerente regional de vendas da rede de Hotéis Slaviero, de Curitiba, destacou que é muito importante participar de feiras grandes de turismo. “Nós temos um contato mais próximo com os agentes e renovamos as informações sobre o nosso produto”, destacou. A cidade de Foz do Iguaçu também foi representada no evento. “No ano passado tivemos 1,2 milhão de visitantes. Segundo a Embratur, fomos o segundo destino mais visitado por turistas internacionais a passeio”, lembrou Ana Paula Mendes, gerente de mercado da Prefeitura de Foz.

O jornalista viajou a convite do Festival de Turismo de Gramado.

Voltar ao topo