México informa exigências sobre visto

Representantes de dezessete operadoras filiadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) receberam as primeiras explicações do consulado do México sobre a obtenção do visto de entrada para esse país, que voltará a ser exigido a partir do próximo dia 23. Conforme o cônsul-geral do México em São Paulo, Salvador Arriola, serão emitidos três tipos de visto: de noventa dias, para turistas, com entrada única; de três anos, para viagem de negócios; e de cinco anos, também para turistas, com direito a múltiplas entradas.

A emissão do visto custará R$ 90 e, em princípio, requer a presença física do passageiro no consulado mexicano de São Paulo ou do Rio ou na embaixada em Brasília. A medida preocupa operadores e agentes de viagens, pois os clientes que moram em outras cidades teriam de gastar com deslocamento. ?Esse é o maior problema. Vamos trabalhar no sentido de facilitar a obtenção do visto para os passageiros, principalmente àqueles que já compraram pacotes. O ideal é que os despachantes das operadoras fizessem esse serviço, como aconteceu no passado?, afirmou o diretor de Produtos Internacionais da Braztoa, Plínio Nascimento.

A entidade calcula que mais de mil pessoas já compraram pacotes das operadoras associadas para embarque até janeiro de 2006. O diretor de Relações com o Mercado da Braztoa, Roberto Silva, disse que as regras para obtenção do visto ainda não estão muito claras.

O diretor de Assuntos Internacionais da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Leonel Rossi Júnior, prevê uma queda de 20% a 30% no fluxo de turistas brasileiros para o México. Segundo o cônsul Arriola, será exigido que o passageiro comprove movimentação anual da conta bancária de pelo menos US$ 2.500 e a posse de bens e de cartão de crédito internacional, além de outros requisitos. O governo mexicano suspendeu o acordo com o Brasil que eliminava, desde o início de 2004, a exigência do visto entre os dois países. O objetivo da suspensão é inibir a imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos por meio do México. No entanto, antes não era necessário que o turista comparecesse pessoalmente ao consulado. A concessão do visto começa na próxima segunda-feira, dia 17. De acordo com o escritório para o Brasil do CPTM (Conselho de Promoção Turística do México), em 2004, cerca de oitenta mil brasileiros viajaram ao país; este ano, já são sessenta mil até agosto. 

Voltar ao topo