Mapa reúne roteiros turísticos do Paraná

Você sabia que na Ilha do Mel é possível praticar voo livre? Ou até mesmo que em Loanda, no noroeste do Paraná, existe turismo rural? Essas e inúmeras outras informações sobre roteiros turísticos de 74 cidades do Paraná estão num mapa regional do Estado, produzido pelo jornalista e editor-chefe da revista Bem Público, Mario Milani.

Fruto de um ano de trabalho, o mapa pode ajudar turistas que visitam o Paraná e até mesmo aqueles que moram no Estado e não conhecem as peculiaridades de suas cidades.

Após visitas a várias cidades do Estado, Milani teve a ideia de criar o roteiro. “Conheci lugares maravilhosos no Paraná. Muitos desses já foram retratados em matérias na revista. Mas queria poder reunir e mostrar para todos esses raros lugares”, descreve.

Para o autor, a intenção principal do trabalho é demonstrar quão rico o Paraná é em belezas naturais. “Queremos mostrar o Estado por completo, para que todos que cheguem aqui possam conhecer, além dos pontos turísticos mais famosos, aqueles lugares escondidos e de extrema beleza, que apenas comunidades locais sabem que existem”, explica o autor.

Dentre as peculiaridades do mapa estão as variadas atrações sugeridas aos turistas. Para os esportistas de plantão, opções de aventuras não faltam. Atividades como voo livre, trekking, bike, arvorismo, escalada, rapel, bóia cross, rafting, caving, surf, mergulho e esportes náuticos constam no mapa. Além disso, o guia conta com informações sobre gastronomia, turismo rural, setores históricos e culturais das cidades paranaenses.

Aos motoristas, o caminho mais curto não será problema. As estradas são destacadas por caminhos feitos por tropeiros e colonização, bem como as rodovias federais e estaduais que cortam o Estado.

Em decorrência do sucesso do mapa do Paraná, Milani afirma que já está trabalhando no mapa regional de Curitiba e região metropolitana. “Assim como o Paraná, Curitiba e região têm muitos locais lindos que nem a população local conhece.

Após Curitiba, nosso próximo passo é mapear a cidade de Foz do Iguaçu. Estamos estudando ainda uma interação com a Bahia e o Acre”, adianta. O mapa regional do Estado está disponível na edição deste mês da revista Bem Público.

Voltar ao topo