Ilhas são eleitas Região Européia

As Ilhas Baleares (Espanha) e a República de Carelia (Rússia) foram eleitas como Região Européia do Ano 2003 por um Júri Internacional composto pelos seguintes membros: Sir Albert Bore, presidente do Comitê das Regiões da União Européia; Leone Rizzo, administrador da Comissão de Política Regional, Transporte e Turismo do Parlamento da Europa; Risto Koivisto, presidente da Câmara das Regiões do Congresso de Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa; Xavier Tudela, presidente da Organização The European Region of the Year.

O projeto da Região Européia do Ano tem início com esta primeira designação e entrará em vigor formalmente em 1 de janeiro de 2003. É uma iniciativa que pretende incrementar o conhecimento e reconhecimento do fato regional europeu, realizar novas aportações a construção regional e a integração européia e, finalmente, projetar no conjunto europeu e internacional as regiões designadas Região Européia do Ano, em todos os seus aspectos, como são o social, cultural, econômico, turístico, etc. A iniciativa tem uma certa semelhança com as cidades capitais européias da cultura, porém, no âmbito das regiões.

Anualmente serão designadas duas regiões como Região Européia do Ano, regiões que necessariamente deverão pertencer a países diferentes, como já é o caso das Ilhas Baleares e da República da Carelia. As Ilhas Baleares é uma região situada no Mediterrâneo Ocidental. O arquipélago está constituído pelas ilhas de Malhorca, Menorca, Ibiza, Formentera e outras menores. Tem no total uma superfície de 5.014 quilômetros quadrados, 1.238 quilômetros de costa e uma população de 760 mil habitantes. É um dos destinos turísticos mais importantes da Europa. No ano passado dez milhões de pessoas visitaram a Região. O setor terciário é a maior fonte de riqueza das Baleares.

A República da Carelia está localizada no Noroeste da Rússia. Tem uma extensão de 180 mil quilômetros quadrados, 732 quilômetros de fronteira com a Finlândia e uma população de 766 mil pessoas. Mais de 49% da Região está coberta por bosques e 25% do território está constituído por uma superfície aquosa. Existem mais de sessenta mil lagos. O Ládoga e o Onega são os mais importantes. O comprimento total dos rios é de 83 mil quilômetros. Os minerais e o aproveitamento dos recursos florestais são as principais fontes de riqueza da República.

Nas próximas semanas serão realizadas em Palma de Mallorca (Baleares) e Petrozavodsk (Carelia), capitais das duas regiões eleitas, os atos protocolares de assinatura oficial da nomeação e apresentação dos projetos que ambas regiões desenvolverão com motivo de sua designação como Região Européia do Ano 2003. Pode aspirar a ser designada Região Européia do Ano qualquer região da Europa.

Voltar ao topo