Guia mostra face turística da Grande Curitiba

O turista que visita Curitiba tem à sua disposição um novo formato de mapa. Chamado Guia Cultural de Curitiba, o material contém informações renovadas a cada três meses, mostrando o que a cidade oferece de melhor. A iniciativa, idealizada pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), é uma das ações que a entidade vem desenvolvendo para promover os produtos turísticos da cidade de forma integrada.

Na atual edição, o guia traz informações sobre sete municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Piraquara, Campo Magro, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Eles fazem parte do Conselho da Região Metropolitana de Curitiba, criado em abril deste ano pelo CCVB.

A diretora-executiva do CCVB, Cristiane Santos, ressalta que essa iniciativa foi implantada para agregar o turismo da RMC ao de Curitiba, o que pode aumentar a permanência dos visitantes na região. Muitos dos turistas de eventos e negócios que visitam Curitiba procuram roteiros turísticos, que possam conhecer nos intervalos dos encontros ou mesmo no final de semana subseqüente. ?A intenção é incentivar a formatação de um maior número de roteiros turísticos integrados, ou seja, que envolvam Curitiba e RMC, mostrando o que a cidade tem de produto pronto para oferecer, como o turismo de aventura, o turismo rural, o turismo de compras e roteiros como o da louça, em Campo Largo, por exemplo?.

O Guia Cultural de Curitiba é distribuído em empresas mantenedoras do CCVB e em postos de informações turísticas. Nas próximas edições serão divulgadas as atrações do litoral; cultura e gastronomia; dentre outros atrativos.

Vinho, esportes, cachoeiras… destacam a RMC

Em Campo Largo, Parque Ouro Fino oferece piscinas de água mineral em meio a uma imensa área verde.

Para os turistas que procuram por cachoeiras, morros, fauna e flora, o Circuito de Turismo Rural ?Verde Que Te Quero Verde?, de Campo Magro, engloba belas paisagens combinadas com cavalgadas e boa comida. Além de paraíso natural, o município apresenta traços marcantes da história do Paraná com casarões de mais de 100 anos. Participou do ciclo do ouro e também tem sítios arqueológicos pouco explorados. Outros destaques do município são os esportes radicais, como o vôo livre no Morro da Palha e a Trilha do Ouro, que acompanha o curso do Rio Conceição.

Já para quem prefere região de altas montanhas, Piraquara, localizada na encosta oeste da Serra do Mar, tem como destaque turístico o Caminho Trentino dos Mananciais. Os restaurantes servem desde comida à base de trutas a gastronomia franco-italiana. Os visitantes também podem aproveitar para fazer cavalgadas ecológicas e visitar a Aldeia Indígena Karuguá. Há ainda o Morro do Canal com vista panorâmica do litoral paranaense, o Parque Municipal dos Trentinos – Colônia Santa Maria do Novo Tirol; a Barragem do Cayuguava – Centro de Educação Ambiental Manancial da Serra e Berço das Águas.

No caso de São José dos Pinhais, os principais roteiros turísticos são o Caminho do Vinho, que contempla a Colônia Mergulhão e arredores, valoriza a fabricação e comercialização do vinho, da graspa e de diversos produtos artesanais, sendo ainda caracterizado como uma mostra do folclore e da comida típica italiana. E o Passeio pela Memória, que proporciona aos visitantes passear pelo centro do município onde ficam as edificações preservadas.

Em Campo Largo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a produção da louça e cerâmica em fábricas da cidade por meio do Roteiro da Louça. O município ainda oferece um passeio pela Estrada do Mato Grosso. Além de casarões históricos e igrejas, o turista ainda pode desfrutar da Estação Hidromineral Ouro Fino que oferece piscinas de água mineral alcalino-terrosa, com toboáguas, playgrounds, lago, cascata, quiosques para churrascos ao ar livre e uma imensa área verde.

Campina Grande do Sul é uma excelente opção para quem procura aventura e um contato maior com a natureza. O aventureiro pode percorrer trilhas que levam ao cume do Pico do Paraná. Na localidade de Jaguatirica, pode-se observar o Rio Capivari com bonitas corredeiras e rochas graníticas.

Araucária oferece o Roteiro de Turismo Rural ?Caminhos de Guajuvira?. Com 36 quilômetros de extensão, reúne oito pontos de visitação com diversas atrações, como paisagens com rio, casas da época da imigração, horto florestal, café rural, propriedades que comercializam verduras, frutas, broa, mel, flores em vaso e artesanato rural. Guajuvira é uma pequena comunidade histórica e tradicional situada às margens do Rio Iguaçu.

Se o turista desejar entrar em contato com belezas paisagísticas recobertas pela exuberante Floresta Atlântica, Quatro Barras oferece não somente este encontro, mas também outros atrativos como o Morro do Anhangava, Morro da Farinha Seca, Morro do Samambaia e cachoeiras. O município tem caminhos da época da colonização do Paraná, usados pelos Bandeirantes, como o do Itupava e rotas que ligavam o litoral à Vila de Curitiba, o Caminho da Graciosa.

Voltar ao topo