Foz muda estratégia com a crise aérea

A variação cambial, as eleições, a forte estiagem e a Copa do Mundo da Alemanha foram fatores que contribuíram para a redução do turismo em Foz do Iguaçu, no ano passado, porém, nada foi e está sendo tão prejudicial para o setor turístico da cidade quanto a situação de caos nos aeroportos brasileiros e a crise da Varig. ?Todos os outros problemas, a gente poderia contornar, mas, em relação à situação do aéreo, não podemos fazer nada. Só com a saída de cinco vôos da Varig e um da Gol, perdemos 500 mil assentos?, lamenta Raimundo Peres, diretor de Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, durante o Festival Internacional de Turismo, ocorrido na semana passada, na cidade.

Com cinco vôos diários, a Varig levava mais estrangeiros do que brasileiros à cidade. Para contornar a crise aérea, Foz mudou a estratégia de marketing, trabalhando na divulgação em destinos do Brasil, Paraguai e Argentina, situados a um raio de até 900 quilômetros e com população acima de 150 mil habitantes e nível de renda similar ao de cidades brasileiras de mesmo porte. A menor distância possibilita o tráfego rodoviário em detrimento do aéreo. ?Tivemos que fazer isso, senão entraríamos no caos?, informa Raimundo.

Mesmo com a situação ruim nos aeroportos, Foz continua suas ações para buscar estrangeiros, em feiras internacionais como as promovidas, ao longo do ano, na Alemanha, Portugal e Espanha. Além do institucional, a cidade é representada sempre por quinze empresários locais. Ao todo, a cidade investe R$ 4,5 milhões em promoção turística, recursos da Secretaria Municipal de Turismo e iniciativa privada.

Destino número 2

Com 310 mil habitantes, Foz do Iguaçu é hoje o segundo destino brasileiro que mais atrai turista estrangeiro, ficando atrás somente do Rio de Janeiro. Em 2006, recebeu 1,1 milhão de turistas contra 1,3 milhão (65% estrangeiros) registrado em 2005, o melhor de todos os anos. Para este ano, devido à continuidade da desfavorável situação aérea, a estimativa e também meta é repetir os números do ano passado, com a atração de 50% de estrangeiros. ?Contudo, 2005, 2006 e 2007 são os três melhores anos do turismo em Foz?, comenta Raimundo. Até 2004, a cidade recebia, em média, 680 mil visitantes/ano.

Os maiores mercados emissores de turistas para Foz são Argentina, Estados Unidos e Espanha. O quarto lugar divide-se entre França, Itália e Alemanha e, em quinta posição, a China. A cidade oferece 19 mil leitos, 800 guias de turismo, 28 ônibus credenciados pela Embratur e 3,5 mil assentos em ônibus, vans e automóveis para locomoção de turistas dentro do município. Hoje, Foz do Iguaçu é servida pela Gol (quatro vôos diários), TAM (seis vôos diários) e BRA/Ocean Air (dois vôos diários).

A jornalista viajou a convite do Festival Internacional de Turismo e da TAM.

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