Douro, há 250 anos a região do vinho do Porto

Os 250 anos da primeira região demarcada de vinho do mundo já é um bom motivo para visitar o Vale do Douro, ao norte de Portugal, Patrimônio Mundial da Humanidade. Esta visita possibilita conhecer as melhores paisagens e apreciar o vinho do Porto, mundialmente famoso, no local onde é produzido e pode ser feita de carro, de barco, de trem ou mesmo de helicóptero.

O Alto Douro tem paisagens belíssimas. Toda a região é cortada pelo rio de mesmo nome, com vales profundos e, nas encostas, vinhedos a perder de vista, formando uma paisagem verde no verão e avermelhada no outono. Em diversas quintas abertas ao turismo, é possível experimentar os vinhos da região assim como o famoso vinho do Porto. Antigas fazendas, com casarões dos tempos da nobreza, foram transformadas em hotéis de charme e casas de turismo rural. Uma boa maneira de passar uma temporada de rei em Portugal.

De carro, pode-se seguir pela Estrada Nacional começando em Peso da Régua e atravessar os planaltos do Douro. Os mirantes, ou miradouros como dizem os portugueses, são paradas obrigatórias e a vantagem de viajar de carro pela região é exatamente poder parar onde parecer mais interessante. Embora viajar em trens do começo do século 20 ou percorrer a região de barco sejam duas outras opções igualmente convidativas.

A Linha Ferroviária do Douro, com 203 quilômetros entre o Porto e Barca d´Alva, foi concluída em 1887, depois de a engenharia vencer os acidentes naturais do vale com a construção de 26 túneis e 30 pontes. O resultado foi um percurso inesquecível por cenários de impressionante beleza natural. O passeio começa na Estação da Régua, em pleno coração da região de origem do vinho do Porto, onde o comboio chegou pela primeira vez em 1878. E prossegue junto da margem do rio até a Estação do Pinhão, uma das mais bonitas do país, com as fachadas decoradas com painéis de azulejos, retratando os trabalhos na vinha e as paisagens da região. Para saber mais sobre a região do Douro e sobre Portugal, basta acessar www.visitportugal.com.

Voltar ao topo