Consulado do Canadá aprimora emissão de vistos

Em 2004, o número de pedidos de visto feitos por brasileiros cresceu 60% em relação a 2003. No mesmo período, o número de brasileiros solicitando visto de trânsito cresceu 250%. Os vistos para estudantes brasileiros cresceram tanto que, no ano passado, o Canadá atingiu o primeiro lugar no ranking dos países mais procurados pelos brasileiros para estudar no exterior.

Conseqüentemente, cresceu também o volume de pedidos de visto e as filas no consulado. Visando evitar desconfortos gerados pela opção dos clientes de ir pessoalmente ao consulado canadense para solicitar um visto e ter de enfrentar longas filas na sala de espera, o setor de vistos passará a adotar, a partir de 16 de maio, um novo procedimento que visa facilitar a forma de solicitar um visto de residência temporária. A partir desse dia, a maioria dos brasileiros que pretendem viajar ao Canadá não precisará ir pessoalmente ao órgão para solicitar o visto. As pessoas serão aconselhadas a encaminhar os pedidos por meio de despachantes e agentes de viagem.

O consulado vai usar ainda a tecnologia do código de barras, o que permitirá que os pedidos de visto sejam processados em dois dias úteis. Aqueles que preferirem solicitar o visto pessoalmente poderão fazê-lo por meio de um sistema de agendamento prévio. Somente as pessoas que pré-agendaram o comparecimento pessoal por telefone poderão apresentar o pedido no dia determinado. Esses pedidos serão analisados em dois dias úteis a partir do dia da apresentação dos mesmos. Alguns casos poderão levar mais tempo para serem processados na eventualidade de uma exigência de documentação adicional, checagens complexas, exames médicos, etc.

Por último, o Consulado Geral do Canadá informa que a decisão de usar um despachante ou agente de viagem é de livre escolha. O público é bem-vindo para apresentar seu pedido pessoalmente; porém, poderá enfrentar uma longa fila de espera na lista de agendamentos. A solicitação do visto feita pessoalmente não garante uma entrevista ou tratamento preferencial comparado aos pedidos feitos por meio de agentes de viagem ou despachantes. Na grande maioria dos casos, a decisão é tomada com base na informação e documentação fornecidas no requerimento.

Mais informações podem ser obtidas no site www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/qa-pt.asp.

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