Casa resgata histórias de Santa Felicidade

Com suas casas antigas e seus simpáticos moradores, o bairro de Santa Felicidade, o mais turístico de Curitiba, sempre foi cenário para grandes histórias. Foi ali que chegaram alguns dos primeiros imigrantes italianos, no ano de 1800. Hoje, o bairro é um prato cheio para quem procura por boa gastronomia, artesanato e móveis de primeira qualidade. É também um lugar onde se encontra um pouco da cultura dos primeiros imigrantes, preservada em tradições, por meio da música, da dança, da língua, dos jogos e agora também através da Casa dos Contos.

Construída pela LN Empreendimentos Imobiliários, a casa, tipicamente italiana, fica na Avenida Manoel Ribas, junto ao Hotel Holiday Inn Express Santa Felicidade, outra das obras da construtora, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2004. Seu acervo reúne uma série de contos, histórias e anedotas, levantados pela assessoria de comunicação da construtora, num trabalho de quase quatro meses de pesquisa e conversas com os moradores. “O que fizemos foi buscar as histórias mais pitorescas de Santa Felicidade”, comenta a jornalista Vivian de Albuquerque, que fez as entrevistas e redigiu os textos da Casa dos Contos. “Coisas que pudessem contar, de uma forma leve e descontraída, um pouco sobre as pessoas e os costumes do bairro. Aquela coisa gostosa que nós chamamos de causos.”

Todo o projeto, que conta com ilustrações de Téo Cordeiro e programação visual da Ícone, foi idealizado pelo arquiteto Luis Napoleão Filho, diretor da LN, hoje um apaixonado pelo bairro. “Quando começamos a pensar em construir o hotel, fomos conhecendo as pessoas e um pouco da história de Santa Felicidade”, conta. “No terreno, tínhamos uma casa praticamente destruída, mas que todos comentavam fazer parte dessa história. Assim, chegamos à conclusão de que o melhor destino para aquele espaço seria criar um lugar para ajudar a preservar tudo isso. O resultado foi a criação da Casa dos Contos, um verdadeiro trabalho de equipe. Nossa intenção é entregá-la à comunidade para que não seja apenas mais um museu, mas realmente um espaço de integração, onde também outras exposições possam ser realizadas. Santa Felicidade tem um acervo riquíssimo de fotos, pequenos objetos e até mesmo documentos antigos que os visitantes do bairro nunca sequer imaginaram.”

Na Casa dos Contos, o visitante vai ficar por dentro, por exemplo, das rixas entre o Trieste e o Iguaçu, os dois times de futebol da antiga Colônia. Também não ficam de fora as histórias curiosas sobre os casamentos e as festas da igreja. Mas o que mais deve prender a atenção dos visitantes são mesmo as anedotas e as descrições dos principais jogos italianos como a mora e o treissete.

Serviço – A Casa dos Contos de Santa Felicidade fica na Avenida Manoel Ribas. Mais informações: (41) 240-2000.

Voltar ao topo