Belezas e atrações da Capital da Uva Itália

Localizada à 180 km da Capital Paulista, o município de São Miguel Arcanjo vem cada vez mais se destacando como destinos turísticos do sudoeste paulista. Sua vasta potencialidade ao turismo possibilita a oferta de diferentes segmentos atrativos em ecoturismo, turismo rural e turismo histórico-cultural.

Em 1956 foi plantado o primeiro pé de uva Itália em São Miguel Arcanjo e, desde então, muitos produtores passaram a cultivar a fruta no município. Hoje, a cidade é considerada a Capital da Uva Itália.
O que mais se destaca neste cenário é o Parque Estadual “Carlos Botelho”, que possui mais de 37 mil hectares remanescente de floresta atlântica, sendo uma das regiões mais bem preservadas do Brasil, onde são praticadas diversas atividades ligadas ao Ecoturismo: trekking, observação de aves, educação ambiental.

Atualmente, devido também à sua riqueza agrícola, se despontam diversos atrativos no meio rural, possibilitando assim a exploração do Turismo Rural, que enfatiza a vivência no meio rural. As atividades que se destacam nesse estilo de turismo são o “Colha e Pague” e as “Vinícolas Artesanais”, que hoje se encontram formatadas através de um roteiro denominado Rota do Vinho.
O histórico de fundação do município e sua influência imigrante são pontos explorados no segmento Histórico Cultural, com grande destaque para o tradicional “Caminho dos Romeiros” e a “Rota do Imigrante Japonês”, no qual se possibilita a vivência das heranças tropeiras e a grande importância dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento agrícola do município.