Aprovado plano de turismo de Foz

O Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável da Área Prioritária de Foz do Iguaçu (PDTIS) foi aprovado pelos técnicos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que estiveram em Foz na última semana, analisando os produtos turísticos que serão contemplados pelo financiamento do Prodetur/Sul, que prevê investimentos de US$ 330 milhões nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o Secretário Estadual de Turismo, José Cláudio Rorato, além de analisar o Plano de Desenvolvimento do Turismo da região da Costa Oeste, os técnicos também estão em contato com os representantes do trade, para ter conhecimento dos investimentos do setor privado nesses produtos turísticos apontados como prioritários nesta região.

Para o consultor do BID, Francisco Monastério, “o contato com a iniciativa privada é importante e vem ao encontro dos objetivos do Prodetur que é de gerar emprego, renda, proporcionando melhor qualidade de vida para a população desses municípios beneficiados”. O consultor ressaltou que o financiamento só será viabilizado a partir do momento em que houver sintonia entre os setores público e privado. “Foz do Iguaçu é um ótimo destino turístico, mas precisamos fazer um esforço de venda para uma maior e melhor demanda turística”.

Além de Foz, primeira região do Paraná beneficiada com o financiamento do Prodetur/Sul, os técnicos também passaram esta semana analisando os projetos dos demais estados do Sul. De acordo com o chefe da missão orientadora, Arthur Darling, “assim que for concluída a aprovação individual dos projetos os recursos serão liberados”.

Rorato ressaltou que “a parceria com a iniciativa privada é necessária para a consolidação dos produtos turísticos ofertados, uma vez que o Prodetur investirá na infra-estrutura básica, mas a iniciativa privada será responsável pela comercialização e divulgação desses produtos”.

Voltar ao topo