Alemanha revela belas tradições da Páscoa

Quem for à Alemanha este mês vai ter uma doce surpresa. Por todo o país serão abertos os mercados de Páscoa, uma maneira maravilhosa de redescobrir as belas tradições e rituais que envolvem a data e se preparar para essa época tão gostosa. Em diversas outras cidades alemãs também haverá mercados recheados de enfeites de Páscoa: Hamburg, dia 28 de março e Ludwigsburg dias 3 e 4 de abril.

A origem das tradições da Páscoa na Alemanha não são certas, mas alguns dizem que elas remontam aos pagamentos feitos em objetos pelos camponeses aos seus lordes. Outros já dizem que as tradições remontam ao deus da fertilidade, Eastee, e à chegada da Primavera. Em muitas cidades alemãs as pessoas fazem de madeira antiga, geralmente de pinheiros de natal, ninhos para o Coelho da Páscoa. Os pais dão às crianças ovos coloridos, coelhos de chocolate e outras delícias. O ovo e o coelho eram símbolos de fertilidade e renascimento para os alemães.

Os adultos também se presenteiam com comida e bebida. Hoje em dia é costume as crianças acordarem cedo pela manhã e saírem à procura dos ninhos escondidos, como faziam antigamente. Muitas das tradições e costumes da Páscoa conhecidos hoje no Brasil vieram com os imigrantes europeus.

Em Munique está localizado o mais incomum e encantador museu do mundo, o Museu do Coelhinho da Páscoa. Nada menos que dois mil coelhos em exposição no museu só fazem lembrar da importância dessa figura simpática no imaginário de crianças e adultos. Se quiser conhecer mais sobre esse doce atrativo turístico alemão, visite a página www.visitealemanha.com.

Voltar ao topo