Alemanha reabre mercados natalinos

O Natal é a época do ano que mais gostamos de comer coisas gostosas e presentear pessoas queridas. Com esse propósito, todo ano, cerca de 160 milhões de turistas visitam os quase 2,5 mil mercados de natal nas cidades alemãs. A tradição que teve origem em Dresden, em meados de 1430, hoje representa importante fator econômico para o país. Os mercados natalinos chegam a faturar 4,85 bilhões de euros, uma vez que cada visitante gasta, em média, 31,14 euros.

Os números apontam que, apesar de muitos freqüentadores irem aos mercados para passear, a maioria das pessoas quer saborear as deliciosas especialidades alemãs. De acordo com levantamentos, 57,5% dos visitantes aproveitam principalmente para comer e beber, 35% para comprar presentes de Natal e 15,5% para encontrar os amigos. ?Os mercados de natal são uma atração típica alemã. Eles oferecem aos visitantes várias opções de lazer e ressaltam a hospitalidade do país?, afirma Adriana Martins, representante do DZT Centro de Turismo Alemão para a América do Sul.

Os mercados de natal na Alemanha são abertos a todos e têm quiosques decorados interna e externamente com motivos natalinos em praças e calçadões, onde fica proibida a passagem de carros. Nos quiosques, os visitantes encontram comidas natalinas típicas alemãs, vinho quente Glühwein, objetos de decoração e presentes. O maior mercado de natal é o de Nurembergue, seguidos pelos de Stuttgart e Munique.

Estão disponíveis no site www.visitealemanha.com.br outras informações para um planejamento completo de viagem, tais como descrição de eventos na Alemanha, roteiros especiais, previsão do tempo e câmbio de divisas.

Voltar ao topo