A Escandinávia e seus fenômenos naturais

Você já imaginou um lugar onde não se vê a luz do sol por quase dois meses? Pois é exatamente o que ocorre no norte da Lapônia, a ?terra do Papai Noel?, na Escandinávia. Lá, no inverno, o sol fica 51 dias abaixo da linha do horizonte. A temperatura chega aos 54 graus negativos. Em compensação, no verão não há pôr-do-sol. Ele brilha durante as 24 horas do dia e, devido à inclinação da Terra, acontece o fenômeno chamado sol da meia-noite.

A beleza dos países escandinavos – Suécia, Noruega e Dinamarca – impressiona o turista, que tem incontáveis opções de passeios pela região. Na Lapônia, extremo norte da Noruega, ocorre outro fenômeno maravilhoso, a aurora boreal, uma luz difusa no céu, com faixas e arcos brilhantes e coloridos. A claridade da luz turquesa é quase tão intensa quanto nossa lua cheia. ?Ela aparece quando partículas emitidas pelo sol são capturadas pelo campo magnético da Terra e reagem com a atmosfera de nosso planeta?, explica a consultora Jéssica Fabbrini, da Traveland Viagens e Turismo.

A região também encanta pela grande quantidade de fiordes – golfos estreitos e profundos nascidos da invasão do mar em fendas criadas entre as geleiras das montanhas. Os passeios de barco pelos fiordes proporcionam imagens incríveis do contraste entre os paredões e as águas.

São muitas as indicações de lazer na Escandinávia. Nas capitais Estocolmo, Oslo e Copenhague, a arquitetura é uma atração à parte. ?Mas não se pode esquecer que a Noruega foi o berço dos vikings. Impossível visitar a região e não ir ao Viking Ship Museum, em Oslo. Ainda na capital norueguesa, o Holmenkollen Olympic Ski, o parque de esculturas Vigeland e o castelo medieval Akershus são visitas obrigatórias?, sugere a consultora da Traveland.

Estocolmo, na Suécia, com suas águas charmosas, abriga o Vasa Ship Museum, o City Hall e o Parque Skansen. Para Jéssica, o passeio de barco a vapor até o Castelo Drottningholm é imperdível.

?Ainda tem mais… Em Copenhague, a sugestão é conhecer o Castelo Rosenborg, os museus Glyptoteket e da Pequena Sereia, o Parque Tivoli e, claro, o Castelo Amalienborg, a residência da rainha da Dinamarca?, afirma Jéssica.

E já que a Finlândia está tão próxima (o país, assim como a Islândia e os países da Escandinávia, integra o grupo de países nórdicos) vale uma esticada até Helsinque. O Forte Soumenlinna, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é parada obrigatória. A consultora da Traveland também recomenda visitas às praças do Mercado e do Senado, às catedrais Luterana e Ortodoxa, ao Parque Esplandi, à famosa Igreja de Pedra e à cidade histórica de Porvoo.

Pacotes

A Traveland oferece pacotes para a Escandinávia a partir de US$ 5.249 por pessoa, em apartamento duplo, com saída de Curitiba. Esse preço é válido até 30 de junho e inclui acompanhamento no check-in no Aeroporto de Guarulhos (São Paulo); aéreo internacional em classe econômica, voando Varig com conexão Lufthansa; todos os traslados aeroporto/estação de trem/hotel, trechos em trem e aéreo doméstico Oslo/Estocolmo/Helsinque/Copenhague e em barco com piloto privativo; hospedagem em acomodações duplas e categoria luxo, sendo duas noites no Hotel Continental em Oslo, duas noites no Grand Hotel em Estocolmo, uma noite no Hotel Kämp em Helsinque e uma noite no Hotel D?Anglaterre em Copenhague; café da manhã buffet diário; mala de viagem Traveland e seguro-viagem.

Não estão incluídas taxas e impostos governamentais locais; gorjetas (para restaurantes e motoristas); almoço, jantar e bebidas durante as refeições; taxas aeroportuárias, inclusive dos trechos domésticos; despesas de caráter pessoal, como telefone, lavanderia e frigobar e todo e qualquer item ou serviço não discriminado.

Mais informações: Traveland Viagens e Turismo, site www.traveland.com.br, telefone 0800-11-1069 ou consulte seu agente de viagens.

Voltar ao topo