A Capital do Natal é aqui

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), e o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) deram início esta semana à campanha Curitiba Capital do Natal. O objetivo é fortalecer a imagem da cidade como destino de lazer, principalmente, nos meses de novembro e dezembro, atraindo um número maior de visitantes.

A parceria da CIC com o CCVB para fazer o Natal ser um produto turístico da capital nasceu em julho de 2003. A campanha é um projeto de decoração elaborado pelo arquiteto Fernando Canalli, unido a ações de planejamento, programação e divulgação da data, promovidos pela Diretoria de Turismo de Curitiba e pelo CCVB.

De acordo com uma estimativa da Paraná Turismo, Curitiba recebeu aproximadamente 15% a mais de turistas no ano passado em comparação a 2002. Nos meses de novembro e dezembro, desembarcaram no Aeroporto Afonso Pena cerca de 195 mil passageiros. No mesmo período, a Rodoferroviária registrou um desembarque de perto 650 mil pessoas. No total foram 81 eventos natalinos em Curitiba e Região Metropolitana. A Linha Natal, com seus dez ônibus, conduziu cerca de 7.062 passageiros por mês.

Segundo o presidente da CIC (Companhia de Desenvolvimento de Curitiba), Paulo Henrique Munhoz da Rocha, o coral do Palácio Avenida ainda é o grande fator de atração de visitantes na época do Natal, porém, o conjunto de eventos realizados na cidade que compõem hoje o produto turístico é que firmou Curitiba efetivamente como um destino de lazer no último bimestre do ano.

Paulo Henrique comenta que a parceria que a CIC firmou com a Anhembi Turismo, de São Paulo, esta semana, também deve contribuir para aumentar o fluxo de visitantes. A parceria prevê o lançamento do produto turístico “Passe o Natal em Curitiba e o réveillon em São Paulo”, que será divulgado, simultaneamente, nas duas capitais. “Por todas essas ações, acreditamos em um crescimento de 10% no volume de turistas este ano em relação ao mesmo período do ano passado”, diz Paulo. “Além disso, apostamos num incremento no comércio, já que estamos divulgando as ruas temáticas como a Tefé (calçados), a Manoel Ribas (artesanato e móveis) e o Pólo das Malhas, no Boqueirão”, complementa.

A transformação

Iluminação de prédios públicos, concertos no Palácio Avenida, decoração de casas e de vitrines de lojas, encenação do presépio e feiras de Natal são algumas das atrações que já contribuem para fazer da capital paranaense referência nas festividades natalinas. Outro objetivo da campanha é buscar apoio e patrocínio da iniciativa privada.

Palco de manifestações das mais diversas, a rua é parada obrigatória para quem visita a cidade e, no projeto Curitiba Capital do Natal vai receber uma iluminação diferenciada de 1.º de dezembro de 2004 a 6 de janeiro de 2005. Os 145 postes existentes no local serão revestidos por microlâmpadas amarelas e a cúpula coberta por gelatina na cor vermelha. No centro do eixo horizontal superior do poste constará a logomarca do patrocinador dessa ação.

Em cinco quadras da Rua das Flores haverá apresentações de canções natalinas, de hora em hora, com duração de quinze minutos cada. No final do dia, às 20h, todos os músicos fazem o encerramento, tocando uma mesma melodia, em um mesmo instante.

O Jardim Botânico e a Catedral Metropolitana de Curitiba também receberão uma iluminação diferenciada. A Praça Eufrásio Correia será transformada na Estação Central da Luz, com guirlandas de luzes nas árvores existentes no local. Além disso, durante o mês de dezembro, no centro da praça será montado um palco que terá apresentações de vinte grupos étnicos.

Nos hotéis da cidade será implantado o projeto Estrela Guia, que faz referência à história do nascimento de Jesus.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 233-8500.

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