Setor de tecnologia da informação movimentou US 16,4 bi em 2001

O jornal ComputerWorld, líder entre as publicações especializadas em Tecnologia da Informação, divulgou no último dia primeiro, um estudo que destacou as maiores e mais importantes empresas de informática do país. Também foi possível traçar um panorama do cenário tecnológico brasileiro, que movimentou US$16,44 bilhões no último ano, refletindo em um crescimento de 5,3%. A área de hardware contribuiu em 44,9% desse montante, os gastos com serviços chegaram a 42% e a venda de software foi responsável pelos 13% restantes. A pesquisa completa pode ser encontrada na publicação “100 Maiores de Informática 2002”, distribuída pelo Grupo IDG.

Dentre as principais empresas, podemos citar a IBM, que foi considerada a maior no segmento de Servidores High-End, Midrange e Low-End, dentre outros; a Cyclades, que foi escolhida como destaque no segmento de Roteadores de Acesso; e a HP e a SAP, que foram destaque nos segmentos de Handhelds e Gestão Empresarial High-End, respectivamente.

Apesar do cenário econômico adverso, gerado por problemas como os riscos de apagões, a crise argentina, as flutuações do câmbio e a recessão da economia mundial, vários fatores foram decisivos para o crescimento do setor tecnológico em 2001. Esse é o resultado que se pôde chegar ao final da pesquisa, que aponta os investimentos das operadoras de telecomunicações como fator essencial para a conquista de números positivos. O setor de finanças também investiu pesado na automatização de suas transações bancárias, e quase todos os setores governamentais tiveram que contratar serviços de integração de sistemas. Além disso, as empresas se beneficiaram do surgimento de segmentos de mercado em alta, fortemente apoiados em atividades tecnológicas, como billing, datamining/datawarehouse, business intelligence e projetos ligados à internet.

Processo de avaliação


Durante a pesquisa, foram adotados alguns critérios que facilitaram a análise e escolha das principais empresas de cada segmento. Os oito itens avaliados foram: crescimento das receitas, imagem (share of mind), investimentos no país, mix dos produtos e serviços, qualidade do suporte técnico, política de parcerias, participação no segmento (market share) e postura ética. Para cada um desses itens, foram atribuídos pontos e pesos diferentes, identificando as empresas mais bem posicionadas no mercado. Esse conjunto de resultados, classificado no estudo como posicionamento estratégico, foi a base para que pudesse ser feito o destaque nacional em cada segmento.

A publicação “100 Maiores de Informática 2002” contém 154 páginas e foi enviada para as principais corporações do mercado, para entidades de classe, fornecedores e governo. O exemplar pode ser adquirido através do serviço de telemarketing do IDG, pelo preço de R$120.

Sobre a IDG


No País, a IDG é responsável por cinco publicações impressas, dez publicações especiais, vários websites e dezenas de eventos, através da IDG WorldWide Semminars. A IDG possui mais de 12 mil funcionários em todo o mundo e suas opções de mídia estão presentes em 80 países, o que representa 95% de todo o investimento mundial em TI.

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