Secretários visitam Centro Internacional de Tecnologia de Software

Vencer a barreira entre a teoria e a prática, aproximando universidades e empresas. Esse propósito motivou a visita dos secretários estaduais Aldair Rizzi (Ciência e Tecnologia), e Nivaldo Krüger (Representação em Brasília), ao Cits — Centro Internacional de Tecnologia de Software, em Curitiba. Recebidos por Eduardo Filla e Kelso Krieger, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho de Administração, eles tomaram conhecimento de como funciona o recém-criado Fórum de Coordenadores de Informática de Instituições de Ensino Superior do Paraná, que volta a se reunir agora em abril. Da visita participou também o vice-reitor da UEL — Universidade Estadual de Londrina, Eduardo di Mauro.

“A nossa proposta é reunir empresas e academia numa troca constante de informações para adequar melhor a capacitação profissional”, explicou Filla, porque atualmente, segundo ele, muitas universidades formam profissionais para o mercado e outras concentram seus esforços na formação de pesquisadores. E, por outro lado, algumas empresas desenvolvem produtos comerciais enquanto outras atuam na pesquisa de novas tecnologias. “A intenção é criar entre as duas pontas uma maior integração que garanta ao egresso das faculdades a colocação no mercado e às empresas a certeza de encontrar profissionais gabaritados nas instituições de ensino”, conclui.

A primeira reunião do fórum definiu também a necessidade da existência de um organismo de representatividade para profissionais e alunos de informática, que permita debates e troca de informações entre os pares, uma vez que o aluno não encontra espaço nem na Assespro — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, nem na Sucesu — Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações. Entre os assuntos acadêmicos, o fórum defende uma melhor análise das instituições de ensino com a criação de um método de avaliação para os cursos da área, como o Provão. “Outra forma de garantir uma melhor formação profissional é oferecer estágios para os alunos. Para isso, criamos uma central de estágios que permite ainda que a academia conheça melhor as necessidades do mercado”, afirma Paulo Cougo, presidente da Regional Paraná da Assespro.

A reunião inaugural do fórum contou com a participação de coordenadores de cursos de informática de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Campo Largo, Paranaguá, Pato Branco, Toledo e São Miguel do Iguaçu.

Voltar ao topo