Satélites devem ser lançados pelo VLS-1, aponta Pnae

O Satélite de Sensoriamento Remoto 1 (SSR-1) e os científicos Equars e Mirax poderão ser lançados pelo VLS-1, lançador desenvolvido pelo Centro Técnico Aeroespacial. A afirmação é do segundo relatório final da revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), que deverá ser apresentado oficialmente em maio.

Os três satélites serão desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e integram as missões e ações previstas pelo Pnae. Ainda de acordo com o relatório, os satélites geoestacionários brasileiros também poderão ser lançados por foguetes da família VLS.

Em fase de fabricação, o Equars deverá levar oito experimentos: quatro do Brasil, dois dos Estados Unidos, um do Japão e um do Canadá. O lançamento do microssatélite, que será totalmente desenvolvido, integrado e testado pelo Inpe, está previsto para 2007. O Inpe explica que a missão científica Equars tem como objetivo o estudo dos processos dinâmicos e fotoquímicos na baixa, média e alta atmosfera e ionosfera na região equatorial, com ênfase em tópicos de grande interesse científico.

O Mirax objetiva o monitoramento longo e contínuo de uma vasta região centralizada no núcleo da galáxia, na faixa de raios-X, permitindo o estudo inédito de um grande número de objetos importantes em astrofísica. O lançamento está previsto para 2009. A missão SSR-1 prevê a colocação em órbita de um satélite de médio porte, com até 500 quilos, dotado de uma câmara de largo campo de visada.

Voltar ao topo