Salas de aula usam tecnologia avançada como recursos pedagógicos

A televisão do futuro é HDTV, ou simplesmente TV de alta definição. Enquanto o formato de transmissão de TV digital não se define no Brasil, alunos do Colégio Objetivo já poderão experimentar em sala de aula como os recursos da tv de alta definição podem contribuir no aprendizado de diversas disciplinas educacionais.

A escola está lançando durante a EDUCAR 2006 o que batizou de Sala de Alta Definição, uma nova modalidade de sala de aula onde cerca de 25 alunos poderão assistir apresentações de documentários feitos em tecnologia digital e que serão transmitidos através de um telão de 100 polegadas com tecnologia HDTV durante o evento.

A resolução das imagens em HDTV é seis vezes maior que a da televisão convencional, além do formato "widescreen", próximo do formato do cinema, comenta o Prof. Almir Brandão, diretor de tecnologia do Objetivo. ?Volumes e cores são exibidos com uma precisão muito maior, dando a impressão de tridimensionalidade, que aliada à qualidade do som digital, praticamente coloca os alunos em imersão na matéria estudada?. O professor poderá, quando necessário, congelar as imagens para explicar detalhes da matéria estudada.

Além de antecipar a tecnologia que em breve estará na casa de muitas pessoas, utilizar os recursos da tv de alta definição em sala de aula irá gerar muitos benefícios para alunos e professores.

Em um dos documentários que serão exibidos na Sala de Alta Definição, os estudantes viajam pela Amazônia, iniciando pela nascente do Rio, aprendendo sobre a fauna e a flora da região como se estivesse dentro da floresta. Com os vídeos exibidos nesse formato, a escola pretende também dar aulas das disciplinas de Geografia, Astronomia e Física.

A novo formato de sala de aula deve entrar em funcionamento em diversas unidades da escola a partir de Maio.

Geografia de verdade: passeio virtual via satélite

Unindo as imagens de satélite que a ferramenta do Google Earth utiliza e a tecnologia desenvolvida dentro do Colégio, os alunos poderão localizar no mapa o prédio da escola que estudam e diversos pontos de São Paulo em terceira dimensão.

Na sala, que conta com uma lousa eletrônica digital interligada às carteiras computadorizadas, os alunos acompanham as anotações do professor em tempo real. Com os recursos da ferramenta, o programa ajuda a dar noção de espaço e localização aos alunos.

A aula começa na casa do aluno, eles pegam as coordenadas geográficas de onde moram e localizam no mapa. A partir daí, os estudantes vão até a unidade onde estudam, que já está em terceira dimensão, assim como diversos pontos turísticos da cidade de São Paulo, como o Masp e o Obelisco.

A aula, que já aconteceu em diversas unidades do Objetivo, com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, irá se repetir com estudantes de outras séries, tornando-se parte das aulas de Geografia da instituição.

Voltar ao topo