Pesquisadores projetam geladeira movida à luz solar

Tendo em conta que a geladeira é responsável por um dos maiores gastos na conta de energia elétrica, pesquisadores de uma empresa incubada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resolveram desenvolver um aparelho movido a luz solar.

A idéia, que surgiu durante a crise energética de 2001, é suprir as necessidades de qualquer comunidade que não tenha eletricidade. O aparelho funciona por meio de um compressor movido a energia solar, que transforma calor em frio. "O coletor de raios solares, que pode ser instalado no telhado da casa, concentra o calor em um tubo que esquenta um óleo vegetal biodegradável. O óleo quente é utilizado para regenerar o sistema de absorção de calor, responsável pela refrigeração dentro do aparelho", explica o engenheiro Fabiano Chaves, um dos idealizadores do protótipo. O matemático Fernando Cyríaco também participou do projeto.

Chaves lembra que o aparelho usa outras fontes de energia, em caso de variações climáticas em regiões desprovidas de eletricidade. Gás, álcool, biomassa e carvão são elementos que podem substituir o sol e manter o reservatório de óleo vegetal aquecido para manter os alimentos refrigerados. "Se for instalado em uma casa com eletricidade, o aparelho pode ser responsável pela economia de até 30% na conta de energia", disse. 

Voltar ao topo