O mistério por detrás dos cabelos grisalhos

Quando os cabelos brancos começam a surgir, as pessoas tendem a culpar o stress, um trabalho desgastante ou até mesmo um “filho ingrato”.

E, de acordo com novas pesquisas, o elo entre cabelos grisalhos e seu bem estar psicológico é, basicamente, cultura popular – já que há inúmeros estudos sobre o assunto e nenhum comprovou as teorias do povão. Mesmo assim, na semana passada, houve fofoca sobre as têmporas grisalhas do novo presidente dos EUA, Obama. Há quem diga que o peso do cargo já começa a afetá-lo. Afinal, sobre ele há incontáveis expectativas.

Uma explicação mais plausível, cientificamente falando, é a de que Obama está ficando com os cabelos brancos pelo mesmo motivo de outras pessoas “normais” – a idade.

Mas a idade em que cada um começa a ter os temidos cabelos brancos varia, afinal, depende de nossa carga genética. O presidente tem 47 anos. Geralmente, as pessoas com tendência a ficarem grisalhas entram no processo quanto têm em torno de 35 anos. Então, na verdade, Obama está até atrasado.

No entanto, assim como a chegada dos cabelos brancos é previsível, ainda não se sabe por que os fios envelhecem dessa forma. Descobrir esse segredo é algo que ajudaria não apenas esteticamente, mas facilitaria a compreensão do envelhecimento celular.

Cientistas até mesmo esperam que, identificando o mecanismo que mata os agentes responsáveis pela pigmentação do cabelo, seria possível desenvolver tratamentos para problemas mais graves, como câncer de pele.

Foi descoberto que os fios tornam-se brancos de dentro para fora. Entendendo melhor o funcionamento dos químicos responsáveis por isso, é possível descobrir se há algum elo entre o stress e os cabelos grisalhos.

Mas, mesmo que haja esse elo, apenas quem é geneticamente suscetível pode sofrer com as conseqüências.

Outro mistério dos cabelos brancos é que há algumas pessoas que ficam, mesmo depois de mais velhas, com uma coloração sal-e-pimenta (sim, como a raça de cachorros Schnauzer) e não com a cabeça completamente branca.

Só se sabe que alguns folículos produzem cabelo de um tipo, enquanto outros não.

Também não há sinal de que o envelhecimento dos cabelos signifique envelhecimento no resto do corpo. Um estudo foi feito com mais de 20mil pessoas e não há elo entre morte prematura e aparecimento prematuro dos cabelos brancos.

“Pessoas com envelhecimento capilar precoce não morrem antes do que as outras” disse o professor da faculdade de medicina de Yale, Leo McCooney. “Cabelo grisalho tem a ver com genética e não com envelhecimento”. [NY Times]

 

Voltar ao topo