Lojas dos EUA começam a investir em fontes de energia solar

As maiores cadeias de lojas de varejo dos EUA estão prestes a ter sobre todos os seus telhados placas enormes para a captação de energia solar. Há alguns meses, a Wal-Mart Stores, Kohl’s, Safeway e a Whole Foods Market fizeram instalações de vários desses painéis para ter eletricidade em grande escala. Uma das razões para tal investimento são as vantagens fiscais e os benefícios que o Congresso e os Estados vão oferecer para as empresas que desenvolverem esse tipo de projeto.

Até agora menos de 10% das grandes lojas estão equipadas com esse sistema, porém com esse incentivo a tendência é que todas elas possuam a captação de energia solar em seus telhados já que a chamada “energia verde” está no centro das atenções de grandes empresas por se tratar também de uma forma de publicidade positiva, aliando a imagem da empresa a questões ambientais.

“É claro que a energia verde está na mente do setor empresarial. Não só nos telhados das lojas haverão painéis, mais nas portas das lojas adesivos vão ser colados identificando que ali funciona uma loja com energia verde”, disse o especialista em energia da Universidade da Califórnia, Daniel M. Kammen.

Até o final do ano algumas lojas pretendem aumentar o número de painéis em suas instalações ou até mesmo equipar todas elas. A Wal-Mart, maior varejista do país, e que possui 17 lojas e centros de distribuição com essa tecnologia, pretende usar esse recurso em mais cinco lojas e planeja a possibilidade de oferecer em suas prateleiras painéis de energia solar e outras tecnologias renováveis .

Especialistas dizem que o custo para a produção de energia solar ainda é muito alto, mais que ela pode tornar-se competitiva especialmente pelas novas políticas sobre aquecimento global e emissões de gases poluentes.

Fonte: New York Times