Itaipu e Fiat apresentam carro elétrico

Na data em que se comemoram o Dia do Combate à Poluição (14), a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, a Fiat Automóveis e os demais parceiros do Projeto Veículo Elétrico anunciam a exposição do Pálio Elétrico na Feria VE 2006 ? 4º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos a Bateria, Híbridos e de Célula a Combustível, que ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, na Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, em São Bernardo (SP). Promovido pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), o evento pretende discutir e apresentar alternativas energéticas para aplicação imediata e futura em veículos.

Os organizadores da VE 2006 acreditam que a vedete dessa edição deve ser o Palio Elétrico, veículo que nasce como resultado da parceria entre a usina hidrelétrica de Itaipu, a Fiat, a controladora de hidrelétricas suíças Kraftwerke Oberhasli (KWO) e empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça.

O coordenador do Veículo Elétrico na Itaipu, Celso Novais, observa que o projeto é auto-sustentável, está sendo elaborado simultaneamente entre a América do Sul e Europa e prima pelo desenvolvimento de uma fonte limpa de energia. ?Internamente, procuramos uma alternativa viável economicamente para nossa frota e que, principalmente, não polua o meio ambiente. Para o público externo, a nossa meta é alavancar o desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira e promover a troca de conhecimento entre as concessionárias de energia, centro de pesquisa e universidades conveniadas?, explica Novais.

Testado e aprovado

O automóvel que estará exposto a partir de amanhã (15) já está em uso na Itaipu. Nos próximos cinco anos, a empresa binacional pretende incrementar sua frota com 25 veículos com essas características. Durante sua fase de aprimoramento, o carro só poderá ser utilizado por empresas do setor elétrico. Em menos de três meses após a assinatura de acordo de cooperação técnica entre as empresas parceiras, o Palio Elétrico já recebeu 10 encomendas. Desse total, quatro serão utilizados na própria Suíça, país parceiro no desenvolvimento de tal tecnologia. Dois protótipos serão utilizados pela Eletrobrás ? holding que controla empresa de geração e transmissão de energia elétrica. A distribuidora de energia CPFL espera ter quatro carros elétricos até o final do ano.

De acordo com Celso Novais, as metas para os próximos cinco anos são ousadas. ?Queremos elevar a autonomia da bateria de 120 quilômetros para 450 quilômetros, aumentar a velocidade máxima de 110 quilômetros por hora para 150 quilômetros por hora, diminuir o tempo médio de recarga de bateria de oito horas para menos de uma hora, além de oferecer o conforto de ar-condicionado.?

Primeira parceria

O Projeto VE nasceu em 18 de maio deste ano, quando Itaipu assinou um acordo de cooperação tecnológica com a Kraftwerke Oberhasli (KWO), empresa controladora de hidrelétricas suíças, para desenvolver um projeto de pesquisa da viabilidade técnica e econômica de utilização de veículos movidos a energia elétrica.

Como parte do acordo, Itaipu recebeu da KWO um Panda Elettra, da Fiat, movido a eletricidade. Logo depois, chegou à Usina de Itaipu um Fiat Pálio, montado em Betim (MG), com bateria Zebra, idêntica à do Panda, produzida pela empresa suíça MES DEA. A bateria é de níquel e totalmente reciclável.

Montagem e aperfeiçoamento

As entidades parceiras se comprometem a adquirir veículos elétricos para compor suas frotas e a atuar na implementação e aperfeiçoamento de protótipos, propiciando a conservação do meio ambiente e o uso racional da energia elétrica.

Em Itaipu, uma linha de montagem de protótipos passará a funcionar ainda este ano. E cada protótipo sairá com inovações técnicas, que serão testadas no uso pelas concessionárias de energia elétrica. Além da montagem, o Galpão 5 do Almoxarifado de Itaipu, funcionará o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, onde serão desenvolvidas pesquisas para elevar as especificações técnicas.

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