Físicos criam a caneca de café perfeita

Para quem gosta de tomar café ou chá essa é uma ótima notícia. Os cientistas do Fraunhofer Institute inventaram uma caneca de café que absorve o calor da bebida, fazendo com que a temperatura fique perfeita e dure até 30 minutos.

O segredo para essa proeza é a física e o PCM (material que muda de fase) que é uma substância utilizada em construção e em roupas de inverno. O PCM é capaz de armazenar e liberar calor ou frio.

O PCM em seu estado original é sólido, mas quando recebe o calor, absorve como uma esponja liquefazendo em uma cera gosmenta. Como o PCM se solidifica, libera energia em um ritmo constante, deixando qualquer líquido ou quarto em uma temperatura perfeita. Em casas, é preenchido o buraco na parede com PCM que absorve o calor do sol durante o dia e libera depois que o sol se põe, deixando o ambiente com a temperatura agradável.

A caneca perfeita segue o mesmo princípio, é feita de buracos de cerâmica. Dentro há uma estrutura de alumínio – como dá para ver na imagem acima – que é preenchida com PCM. De acordo com o chefe do Fraunhofer Institute for Building Physics, Klauss Sedbauer, a caneca perfeita aguenta até 58°C.

Bebidas quentes – como café ou chá – são mais agradáveis na temperatura de 58°C. Para atingir e manter a temperatura, foi preenchido em uma caneca um tipo de PCM que se transforma em líquido a exatamente 58°C. Dentro de circunstâncias ideiais, a temperatura ótima pode ser mantida por 20 a 30 minutos.