Feira nos EUA mostra novidades da internet nos celulares

Por Filipe Serrano

Nada de celulares novos com designs charmosos e configurações de esbugalhar os olhos. Os destaques da feira anual de telecomunicações e mobilidade CTIA Wireless, que ocorreu no início do mês na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, ficaram por conta de novidades da Microsoft, da Nokia e do Yahoo!

A empresa de Bill Gates exibiu uma versão atualizada do Windows Mobile 6, seu sistema operacional para smartphones, os celulares que mais se parecem com computadores. Com a atualização, a versão 6.1, é possível acessar as principais recursos do telefone logo na tela inicial, como as mensagens de texto, e-mails, músicas, fotos, sem entrar no menu do telefone. A Microsoft afirmou que os primeiros modelos com a atualização devem chegar às lojas no final do ano.

A versão móvel do navegador Internet Explorer também ganhou uma atualização. Agora ele será compatível com Silverlight, uma tecnologia da própria Microsoft criada para competir com o Flash O Flash é usado para criar sites animados, games online, etc. Até mesmo o tocador de vídeos do YouTube é desenvolvido com ele. Porém, o Internet Explorer ainda só estará disponível nos celulares que vierem com Windows Mobile instalado.

Já o Yahoo! mostrou uma ferramenta de buscas na internet pelo celular com reconhecimento de voz. Em vez de digitar a palavra que você quer pesquisar basta dizê-la em voz alta e os resultados aparecem em seguida depois de alguns segundos.

Os comandos de voz estão integrados no software de buscas para celular OneSearch 2.0. Nos EUA ele já está disponível para download nos celulares BlackBerry e deve chegar a outros aparelhos até o fim do semestre. A novidade, porém, ainda não tem previsão para estrear ao Brasil.

A Nokia apresentou uma nova edição do N810, um aparelho voltado para acesso à internet e que não é um telefone e sim compatível com redes WiMax, uma conexão à internet sem fio, parecida com o WiFi, que tem alcance em um raio de três a dez quilômetros.

Voltar ao topo